João Pessoa 27.13 nublado Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nublado Maceió 26.69 nuvens dispersas Salvador 25.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 32.11 nuvens dispersas Teresina 37.84 nuvens dispersas Aracaju 26.97 nuvens dispersas
Carlos Brandão assume cargo de ministro no Supremo Tribunal de Justiça
5 de setembro de 2025 / 17:44
Foto: Divulgação

O desembargador federal Carlos Pires Brandão, que atuava no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), assumiu o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta quinta-feira (4) em Brasília. Sua nomeação foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 20 de agosto, após a aprovação da indicação pelo Senado Federal.

Brandão ocupará uma das vagas destinadas à Justiça Federal, em substituição à ministra Assusete Dumont Reis Magalhães, que se aposentou.

Durante uma sessão solene realizada na noite desta quinta, a procuradora de justiça de Alagoas, Marluce Caldas, também foi empossada. O evento contou com a apresentação dos músicos Chambinho do Acordeon e Dadá Nunes, que tocaram o hino nacional. Após isso, os novos ministros prestaram o compromisso regimental.

“Prometo bem desempenhar os deveres do cargo e bem cumprir e fazer cumprir a Constituição e as leis do meu país”, afirmou Carlos Brandão durante a cerimônia. Em seguida, o termo de posse foi lido, e a solenidade foi transmitida ao vivo pelo canal do STJ no YouTube.

Formação Acadêmica

Carlos Pires Brandão, de 60 anos, é natural de Teresina, Piauí. Ele iniciou sua carreira como juiz federal em 1997 e foi nomeado desembargador do TRF1 em 2015. O novo ministro possui uma sólida formação acadêmica, tendo se graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) em 1993. Além disso, Brandão é engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui doutorado em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e é mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).