
A partir de hoje, 1º de novembro, os cartórios de Alagoas iniciam a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), tanto para a primeira quanto para a segunda via. A principal inovação deste novo modelo é a unificação do número de identificação ao CPF, o que facilita o acesso e a integridade das informações do cidadão.
Atualmente, 17 cartórios estão habilitados a emitir o documento, e esse número deve aumentar nos próximos meses. Para obter a CIN, é necessário pagar uma taxa de conveniência de R$ 40 para a primeira via e R$ 75 para a segunda via.
Os cidadãos interessados em solicitar a nova identidade devem apresentar a certidão de nascimento ou casamento (original) e o CPF.
A nova CIN está disponível em duas versões: física e digital, ambas com o mesmo layout e alto nível de segurança. A versão digital pode ser acessada por meio do aplicativo gov.br, mas estará disponível apenas após a emissão da versão física.
O documento conta com um QR Code que pode ser lido por qualquer pessoa, permitindo a verificação de sua autenticidade e informando se o documento foi furtado ou extraviado.
A transição para a nova CIN será gradual e se estenderá até 2032. Em Alagoas, a emissão está sendo realizada nos cartórios para minimizar as longas filas nos postos de atendimento do serviço público.
Lista de cartórios aptos para emissão da nova CIN:
- Cartório de Registro Civil de Santana do Ipanema;
- Cartório de Registro Civil e Notas de Utinga – Rio Largo;
- Cartório Canafístula do Cipriano – Girau do Ponciano;
- Cartório do 2º Ofício de Água Branca;
- Cartório de Registro Civil e Notas de Ibateguara;
- Cartório de Casamentos e Notas de Maceió – 1º Distrito;
- Cartório do Registro Civil e Notas 2º Distrito de Maceió;
- Tabelionato de Notas e Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas de Delmiro Gouveia;
- Cartório de Registro Civil de Monteirópolis;
- Cartório de Registro Civil e Notas de Penedo;
- Cartório de Registro Civil de Piranhas – Piau;
- Cartório de Registro Civil de Nascimento e Óbitos do 1º Distrito de Maceió;
- Cartório de Registro Civil e Notas de Passo de Camaragibe;
- Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais e Notas de Coqueiro Seco;
- Cartório do 2º Distrito de Registro Civil de Arapiraca;
- Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Rio Largo;
- Cartório de Registro Civil e Notas de Passo de Camaragibe.
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) segue padrões internacionais, incorporando o código MRZ (Machine Readable Zone), semelhante ao utilizado em passaportes, o que facilita a entrada em países do Mercosul. Para outros destinos internacionais, no entanto, o passaporte ainda será necessário. A validade do novo documento é de 10 anos.
Além disso, a CIN poderá incluir outros documentos, como a CNH, Título de Eleitor, PIS/Pasep, Certificado Militar, Cartão Nacional de Saúde e a Carteira de Trabalho. A foto para o documento é capturada no momento da solicitação.