João Pessoa 25.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 25.12 algumas nuvens Maceió 23.69 algumas nuvens Salvador 23.98 céu limpo Fortaleza 27.07 nublado São Luís 25.11 nublado Teresina 24.84 céu limpo Aracaju 24.97 algumas nuvens
Casal centenário do Ceará celebra 84 anos de união e é reconhecido pelo Guinness World Records como o mais longevo do mundo
15 de fevereiro de 2025 / 10:02
Foto: Reprodução

Em Boa Viagem, no interior do Ceará, o casal Manoel Angelim, de 105 anos, e Maria de Sousa, de 101 anos, alcançou um feito notável: o reconhecimento do Guinness World Records como o casamento mais duradouro do mundo. Juntos há 84 anos e 77 dias, eles celebraram suas bodas de crisântemo em 2024.

O matrimônio de Manoel e Maria, realizado em 20 de novembro de 1940, em uma capela local, foi oficialmente registrado em 5 de fevereiro pela LongeviQuest, um grupo de pesquisadores que monitora supercentenários globalmente. Recentemente, também foi confirmado que João Marinho Neto, um cearense de 112 anos, é o homem mais velho do mundo.

O Primeiro Encontro

Manoel e Maria se conheceram pela primeira vez em 1936, quando ambos trabalhavam nas lavouras de suas famílias. Na ocasião, Manoel visitou o distrito onde Maria morava para coletar rapadura, mas não foi amor à primeira vista. Apenas em 1939, durante um segundo encontro, Manoel se apaixonou por Maria. No entanto, a mãe dela não aprovou o relacionamento de imediato, e seu pai condicionou a autorização do casamento à construção de uma casa para o casal em um ano.

Com determinação, Manoel conseguiu construir a casa e, no final de 1940, os dois se casaram. Desde então, formaram uma grande família, com 13 filhos, 55 netos, 54 bisnetos e 12 tataranetos. Valéria Angelim, uma das netas, compartilhou um pouco da história da família.

“Após o casamento, eles trabalharam juntos na agricultura, produzindo fumo de rolo para sustentar os filhos. Com sacrifício, conseguiram criar todos sem grandes dificuldades. Sinto-me honrada por ser descendente deles e por tê-los em minha vida”, contou Valéria.

Ela também destacou que, após a morte de sua mãe durante o parto, Maria assumiu a responsabilidade de criá-la, demonstrando seu amor e dedicação à família.

O Segredo da União

Em 2023, durante a celebração das bodas de begônia, quando completaram 83 anos de casados, a família conversou sobre o segredo de uma união tão longa. Maria revelou que o amor é a chave para o sucesso do casamento. Valéria ressaltou que sua avó admira a coragem e o comprometimento de Manoel, além do respeito aos votos feitos no altar.

Atualmente, Manoel enfrenta dificuldades de locomoção e está mais recluso, mas se mantém saudável, sem a necessidade de medicação. Maria, que sofreu uma fratura no fêmur há dois anos, também apresenta limitações de movimento, mas não tem problemas de saúde graves, além de tomar remédios para pressão. A família espera comemorar o aniversário de 102 anos de Maria em abril e planeja uma celebração íntima para as bodas de girassol, que marcarão 85 anos de casamento, em novembro de 2025.