João Pessoa 24.13 céu limpo Recife 25.02 nublado Natal 24.12 nublado Maceió 23.69 nublado Salvador 24.98 nuvens dispersas Fortaleza 27.07 algumas nuvens São Luís 27.11 nuvens dispersas Teresina 31.84 céu limpo Aracaju 24.97 algumas nuvens
Ceará celebra a diversidade sexual com grande parada na Beira-Mar de Fortaleza
30 de junho de 2025 / 09:33
Foto: Divulgação

Neste domingo (29), a Avenida Beira-Mar em Fortaleza foi tomada por milhares de pessoas durante a 24ª edição da Parada pela Diversidade Sexual do Ceará, organizada pelo Grupo Resistência Asa Branca (Grab). O evento, que se tornou um marco na luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+, teve como tema central a reflexão “Quem chora por nós?”, uma homenagem à ativista Thina Rodrigues, figura emblemática na luta por dignidade e cidadania para a população trans e travesti no Brasil.

Homenagem a Thina Rodrigues

Thina Rodrigues, que foi uma das fundadoras do movimento trans e travesti no Ceará, é lembrada como uma referência de ativismo no país. Sua memória é especialmente significativa, pois ela foi uma das mais de 700 mil vítimas da pandemia de Covid-19 no Brasil, falecendo há cinco anos, no mesmo dia do evento.

A concentração da parada começou no início da tarde, nas proximidades da Barraca do Joca, e seguiu pela avenida com trios elétricos, que trouxeram atrações musicais e mensagens de resistência contra a LGBTfobia. Embora não tenha sido divulgado um número oficial de participantes até o fechamento desta reportagem, a expectativa é que o evento tenha atraído um grande público, reafirmando a importância da luta pela diversidade e inclusão.

  • Milhares de pessoas participaram da parada em Fortaleza.
  • O tema deste ano foi uma homenagem à ativista Thina Rodrigues.
  • A concentração ocorreu próximo à Barraca do Joca.
  • O evento contou com trios elétricos e atrações musicais.

A Parada pela Diversidade Sexual do Ceará continua a ser um espaço de celebração e resistência, unindo pessoas em prol de um mundo mais justo e igualitário.