João Pessoa 26.13 nublado Recife 27.02 nuvens dispersas Natal 25.12 névoa Maceió 27.69 nublado Salvador 26.98 nublado Fortaleza 28.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 35.84 nublado Aracaju 25.97 nuvens dispersas
Ceará confirma primeiro caso de gripe aviária em aves domésticas
19 de julho de 2025 / 22:41
Foto: Divulgação

O estado do Ceará confirmou a presença do primeiro foco de gripe aviária em aves domésticas, especificamente em uma propriedade rural destinada à subsistência, localizada no município de Quixeramobim, no Sertão Central. A informação foi divulgada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) na quinta-feira, 17 de agosto, após a análise de amostras que foram enviadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuário (LFDA), em Campinas, no dia 8 de julho.

Em resposta à confirmação, a Adagri iniciou na sexta-feira, 18 de agosto, as ações estipuladas pelo Plano Nacional de Contingência de Influenza Aviária, que é coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Essas ações incluem a interdição da propriedade afetada e a eutanásia das aves, seguindo os protocolos de saneamento estabelecidos.

Além disso, a agência está realizando uma investigação complementar em um raio de 10 quilômetros ao redor da área onde o foco foi identificado, buscando possíveis conexões com outras propriedades.

Segurança no consumo de aves

A Adagri assegurou à população que o consumo de carne de aves e ovos, tanto os armazenados em casa quanto os vendidos no comércio, é seguro. A doença não é transmitida pelo consumo desses produtos, portanto, não há restrições em relação ao seu consumo.

É importante destacar que, anteriormente, o Ceará havia investigado um caso suspeito de gripe aviária em uma criação de subsistência na localidade de Salitre, mas esse caso foi descartado.

Informações sobre a gripe aviária

A Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1) é um subtipo do vírus Influenza que afeta, principalmente, as aves. Os vírus Influenza são classificados em dois grupos: Baixa Patogenicidade (LPAI) e Alta Patogenicidade (HPAI).

Desde a chegada da H5N1 ao Brasil, em 15 de maio de 2023, o país já investigou quase 3 mil casos suspeitos de Síndrome Respiratória e Nervosa em aves. O primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial foi detectado em maio deste ano, no Rio Grande do Sul.