João Pessoa 22.13 algumas nuvens Recife 24.02 nublado Natal 22.12 algumas nuvens Maceió 23.69 névoa Salvador 23.98 nublado Fortaleza 25.07 algumas nuvens São Luís 26.11 nuvens dispersas Teresina 23.84 céu limpo Aracaju 22.97 nublado
Ceará registra seis açudes sangrando em suas reservas hídricas
21 de janeiro de 2025 / 10:39
Foto: Diário do Nordeste

A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indica que o estado do Ceará deve continuar a receber chuvas nos dias de terça e quarta-feira. As precipitações já começaram a impactar a região, resultando em um aumento no número de açudes que estão transbordando.

Após as chuvas registradas na segunda-feira (20), o Ceará conta agora com seis açudes sangrando. O mais recente a atingir a capacidade máxima foi o açude Sucesso, localizado na cidade de Tamboril.

No maciço de Baturité, o açude Germinal também está transbordando, sendo um dos primeiros reservatórios a alcançar o volume máximo no estado. Na região norte, três açudes superaram sua capacidade, incluindo o São Pedro Timbaúba, em Miraíma, que também transbordou.

Além do São Pedro Timbaúba, o açude Arrebita, em Forquilha, é outro que apresentou sangramento nos últimos dias. No mesmo município, o açude Forquilha permanece transbordando desde a semana passada, atraindo a atenção dos moradores e se tornando um ponto turístico local.

Em Saboeiro, no sertão dos Inhamuns, o açude Caldeirões também ultrapassou a capacidade máxima. Embora não esteja mais sangrando, vale mencionar o açude Patos, em Sobral, que foi o primeiro a transbordar no Ceará em 2025.

Previsão de Chuvas

As condições para chuvas devem persistir em todas as macrorregiões do Ceará até quarta-feira (22). Para a terça-feira (21), as chuvas devem ser mais intensas na região do Cariri, enquanto em outras partes do estado a expectativa é de precipitações pontuais.

Na quarta-feira (22), a Funceme prevê uma maior instabilidade na faixa litorânea, devido à formação de áreas de instabilidade sobre o oceano Atlântico.