João Pessoa 22.13 nuvens dispersas Recife 22.02 nublado Natal 23.12 céu limpo Maceió 22.69 chuva leve Salvador 24.98 céu limpo Fortaleza 26.07 nuvens dispersas São Luís 27.11 céu limpo Teresina 28.84 algumas nuvens Aracaju 24.97 algumas nuvens
Cem estudantes da rede pública de Alagoas embarcam para intercâmbio gratuito na Inglaterra
10 de agosto de 2025 / 17:40
Foto: Divulgação

Cem estudantes do ensino médio da rede pública de Alagoas embarcaram neste sábado (9) para um intercâmbio gratuito na Inglaterra, por meio do programa educacional Daqui pra o Mundo. Entre os selecionados, há alunos indígenas, quilombolas e de diversas escolas, tanto da zona rural quanto urbana.

Os estudantes foram organizados em cinco turmas de 20 alunos, que irão se dispersar por cidades como Oxford, Canterbury, Worthing, Brighton e Bournemouth. O ponto de partida será a Brunel University of London, onde eles passarão pela fase inicial do programa. Além dos alunos, cinco professores e monitores acompanharão a viagem.

Mirelly Vitória, de 18 anos, é aluna do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Alcides Andrade, em Penedo, e é a única representante de sua escola e a segunda da cidade a ser selecionada. Ela compartilhou sua empolgação: “Será uma experiência singular. Conhecer um novo país e uma nova cultura, além de desenvolver maior independência. Creio que isso agregará significativamente à minha vida”.

Ana Luísa, de 16 anos, estudante do segundo ano do Colégio Tirantes, em Maceió, também expressou suas emoções no Aeroporto Zumbi dos Palmares, onde estava acompanhada de sua mãe, Sulamita Buarque. “Somente agora, estando no aeroporto, a ficha caiu. A expectativa é gigantesca”, disse a jovem, que nunca havia viajado de avião antes.

A mãe de Ana Luísa, apesar do nervosismo, demonstrou orgulho pela oportunidade que a filha está tendo. “Fazemos o nosso melhor, preparamos tudo, mas o coração permanece apreensivo ao saber que ela estará tão distante”.

O governador em exercício, Ronaldo Lessa, ressaltou que o programa visa incentivar o protagonismo juvenil e preparar os estudantes para um mercado de trabalho cada vez mais globalizado. “Esses alunos vão para lá, levam a nossa cultura e aprendem”.

A secretária de Educação, Roseane Vasconcelos, explicou os critérios para a seleção dos alunos que participaram do intercâmbio. Os requisitos incluem:

  • Não ter sido reprovado nos últimos dois anos;
  • Ter nota 8 em português e matemática;
  • Manter uma frequência de 80% nas aulas.

Além disso, os alunos passaram por uma prova de inglês e participaram de um curso intensivo para estarem mais preparados para a experiência no exterior.