
O governador Paulo Dantas realizou, na última terça-feira (29), a entrega dos kits do programa “Daqui Pra o Mundo” a 100 alunos da rede estadual de ensino que irão participar de um intercâmbio na Inglaterra. A cerimônia ocorreu no Palácio República dos Palmares, e os estudantes estão programados para embarcar no próximo sábado, dia 9, com todas as despesas custeadas pelo Governo de Alagoas.
Os kits entregues incluem uma mala de bordo, mochila, camisetas e moletom, além de um chip de celular internacional e um cartão recarregável com o valor de R$ 3.600, distribuído em quatro parcelas semanais durante o intercâmbio.
Com uma duração de quatro semanas, o programa tem como objetivo aprimorar a formação em língua inglesa dos alunos do ensino médio. O governador Paulo Dantas destacou que essa é uma oportunidade ímpar de aprendizado prático. “No ano passado, o programa foi um sucesso, permitindo que 50 alunos da rede pública viajassem para o exterior. Este ano, ampliamos o número para 100, e a intenção é chegar a 150 vagas nas próximas edições. Realizar esse sonho é crucial para o futuro dos alunos e de suas famílias”, afirmou Dantas.
Além de prepará-los para o mercado de trabalho, o programa visa proporcionar uma experiência cultural enriquecedora. Os alunos serão acompanhados por monitores da Secretaria de Educação (Seduc).
O intercâmbio é totalmente financiado pelo Governo do Estado, incluindo passagens aéreas, hospedagem, alimentação, seguro-saúde, visto, cursos de idiomas ou profissionalizantes e acompanhamento pedagógico. O governador enfatizou que a iniciativa, criada durante sua gestão, deve se tornar uma política pública permanente. “Queremos deixar um legado. Assim como dei continuidade a programas que impactam positivamente a vida das pessoas, espero que os próximos governantes também mantenham essa consciência”, completou.
Antes da viagem, os estudantes passaram por exames médicos e participaram de orientações preparatórias. Durante o intercâmbio, eles contarão com o suporte de uma equipe técnica da Seduc.
A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, que também acompanhará os alunos, ressaltou que essa conquista é fruto do esforço dos estudantes e tranquilizou os pais sobre a segurança da viagem. “Estamos levando o dobro de alunos, e a responsabilidade é maior, mas cuidaremos deles com muito carinho. Estamos confiantes de que será um sucesso. Uma psicóloga estará disponível para assistência, e eles terão um chip de celular para se comunicarem com suas famílias”, afirmou Roseane.
Durante o intercâmbio, os alunos participarão de um programa de imersão em inglês em cidades como Oxford, Cambridge, Canterbury e Brighton. Eles frequentarão escolas locais, ficarão hospedados com famílias nativas e participarão de atividades culturais.
Do interior de Alagoas para o mundo
Esta edição do programa inclui 45 meninos e 55 meninas de diversas regiões de Alagoas, distribuídos entre 13 Gerências Especiais de Educação. Entre os participantes, Geovana Duarte, de 17 anos, aluna da Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus, em Teotônio Vilela, expressou sua emoção ao saber que irá realizar o sonho de conhecer Londres. “Acho que muitas meninas sonham em conhecer Londres, mas para quem estuda em escola pública, tudo é mais difícil. Sou a primeira da família a fazer isso. Nunca saí de Alagoas e estou ansiosa por tantas experiências”, disse Geovana.
Pérola Guedes, da Escola Estadual Professora Edleuza Oliveira da Silva, em São Miguel dos Campos, também compartilhou sua alegria. “Estou muito animada e feliz. Quero conhecer a culinária britânica e fazer novos amigos. Sou grata ao governo por financiar programas que nos fazem sonhar alto”, declarou.
Keyllon Gabriel, de 17 anos, aluno da Escola Major Luiz Cavalcante, em Jacuípe, foi incentivado por um amigo da família que fez intercâmbio. “Sou de uma cidade pequena e nunca imaginei sair de lá. Esse projeto nos ajuda a participar da globalização e a ampliar nossas perspectivas”, comentou Keyllon, que espera assistir a um jogo do AFC Bournemouth durante a viagem.
Júlia Gabriele, da Escola Estadual Rocha Cavalcante, em União dos Palmares, também se emocionou ao falar sobre a oportunidade. “Nós, estudantes de escola pública, sabemos o que é construir muito com pouco. Agradeço ao governador e a toda a equipe que fez esse intercâmbio acontecer. São sonhos não só nossos, mas também dos nossos pais”, concluiu Júlia, com bom humor.