Uma chuva de grazino entre 16h às 15h surpreendeu ontem (5) os moradores das cidades de Paulistana e Acauã. Relatos da população e de gestores dos municípios, a chuva foi rápida e não causou prejuízo.
O secretário de Agricultura de Acauã, Cristiano Rodrigues, garantiu que o município não registrou nenhum prejuízo e que a chuva foi rápida e localizada.
“Estamos esperando a chuva para iniciar o plantio, já era para estar chovendo, mas o fenômeno de chuva de granizo é raro aqui na região e surpreendeu moradores”, disse o secretário.
O diretor de prevenção e mitigação da Defesa Civil Estadual, Werton Costa, informou que em outros municípios devem ter ocorrido a chuva de granizo e que ela é “inofensiva”.
“A nossa chuva de granizo é inofensiva, é menor que o granizo do Sul e do Sudeste, que é um granizo potencialmente lesivo com capacidade de provocar algum tipo de dano ou prejuízo”, disse Werton Costa.
“ Quando essas nuvens rapidamente atingem o topo da troposfera, o topo do céu, que tem temperaturas de dezenas de graus negativos, a nuvem congela, porque a nuvem é feita de água. Então, a precipitação, ou seja, a chuva, ao invés de ser líquida, passa a ser sólida. Então, daí a formação do granizo”, disse.
A Defesa Civil recomenda que nos registros de chuvas de granizo deve-se procurar abrigo em local coberto e seguro. As principais orientações são: não fique debaixo de árvores e estruturas metálicas, pois há riscos de quedas; auxilie crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção próxima a você.