Fortaleza ficou com ruas alagadas em vários pontos da cidade durante a chuva forte que atingiu a capital na manhã desta quarta-feira (4).
Entre 20h de terça e 8h desta quarta choveu em mais de 70 municípios do Ceará. As maiores precipitações do estado foram registradas nas cidades de Ipaumirim (111,2 mm), Morada Nova (86 mm) e Banabuiú (80 mm).
Na capital, há relatos de alagamentos nos bairros Centro, José Bonifácio, José Walter, Maraponga, Ellery, São João do Tauape, Aerolândia, Alto da Balança, entre outros.
Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a precipitação ocorre devido à influência de um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN), localizado a leste da região Nordeste. Este sistema é típico do período de pré-estação chuvosa, que ocorre até janeiro.
Diante das atuais condições, a Funceme emitiu, nesta terça-feira (3), um aviso meteorológico que reforçou o cenário mais favorável para acumulados expressivos, principalmente no Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité e ainda no Cariri.
Ainda de acordo com a Funceme, a tendência é que o vórtice ciclônico posicione-se de forma desfavorável à ocorrência de chuvas a partir de quinta-feira (5).
Com informações de G1 CE