João Pessoa 27.13 algumas nuvens Recife 29.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nublado Maceió 25.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 28.07 algumas nuvens São Luís 27.11 nublado Teresina 27.84 algumas nuvens Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Chuva intensa provoca alagamentos, queda de energia e impede pouso de avião em Teresina
24 de janeiro de 2025 / 10:02
Foto: Divulgação

Um alerta emitido nesta quinta-feira (23) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas de 20 a 30 mm/h e ventos de até 60 km/h para Teresina e outros 171 municípios do Piauí. A forte chuva que durou cerca de duas horas causou diversos transtornos na capital, incluindo alagamentos em ruas e avenidas, interrupções no fornecimento de energia e internet, queda de árvores e até a impossibilidade de pouso de um voo vindo de Recife (PE), que teve que ser redirecionado para Petrolina (PE).

Na tarde de quinta-feira, várias áreas de Teresina foram afetadas, com pelo menos cinco pontos críticos, como a Avenida João XXIII e o bairro Noivos, na Zona Leste, além dos bairros Aeroporto, Primavera e Mafrense, na Zona Norte. A situação foi tão grave que a Equatorial Piauí, responsável pela distribuição de energia, informou que aumentou em 200% o número de equipes em campo para atender às ocorrências e restaurar o fornecimento nas áreas afetadas.

Além disso, moradores da Zona Sul relataram problemas de conexão com a internet. Um provedor local confirmou que estava lidando com um rompimento de fibra, com previsão de normalização em um prazo de duas a quatro horas. A falta de energia também resultou na interrupção do abastecimento de água em 30 bairros da Zona Norte, com a Águas de Teresina afirmando que a normalização do serviço ocorreria assim que a energia fosse restabelecida.

Uma árvore caiu sobre a cobertura do Centro de Educação Profissional (Cefap) da Polícia Militar do Piauí, no bairro Ilhotas, causando ferimentos leves em um policial. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados para prestar socorro.

O aeroporto de Teresina enfrentou problemas com a pista fechada por manutenção emergencial, o que impediu o pouso de um voo que teve que ser desviado para Petrolina. Após cerca de meia hora, a pista foi liberada e já está operacional novamente.

O Inmet também emitiu um novo alerta para chuvas intensas, com grau de severidade “perigo potencial” (amarelo), afetando 172 municípios até a manhã de sexta-feira (24). A previsão é de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos de 40 a 60 km/h. O órgão alertou para os riscos de falta de energia, quedas de galhos, alagamentos e descargas elétricas, recomendando que, em caso de emergência, a população contate a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros.

A Equatorial Piauí e a Águas de Teresina emitiram notas informando sobre as medidas que estão sendo tomadas para restabelecer os serviços afetados. A Equatorial ressaltou a importância de não se aproximar de cabos partidos ou árvores caídas sobre a rede elétrica e disponibilizou canais de atendimento para os clientes. A Águas de Teresina, por sua vez, informou sobre os bairros impactados pela falta de água e garantiu que o abastecimento será normalizado assim que a energia for restabelecida.