O meteorologista Guilherme Borges, antecipa que grande parte do país deve ter chuvas nos próximos dias. A formação de um novo corredor de umidade no fim do ano passado deixa as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste em alerta para tempestades, especialmente para esta terça-feira (7). O especialista ressalta que Minas Gerais e Espírito Santo, principalmente, terão chuvas volumosas.
“Acho que, principalmente, esses dois estados merecem atenção pela sequência de dias chuvosos. Quando a gente olha para o restante da semana, entre os dias 7 e 11, vemos que esses estados continuam em alerta”, conclui.
As previsões climáticas do modelo europeu ECMWF também indicam que, ao longo das próximas semanas, a tendência é de chuva acima da média em boa parte do norte e do nordeste do país, com destaque especial para a região Nordeste.
Isso indica que haverá condições para formação de chuvas expressivas no Norte e no Nordeste, auxiliadas pela OMJ, que por sua vez ajudam a alimentar a Zona de Convergência do Atlântico Sul sobre o país, formando chuvas. Em outras palavras, até o final de Janeiro, as chuvas serão intensas e frequentes nessas regiões.
Até o final de Janeiro, tudo indica que as chuvas serão intensas e frequentes nas regiões Norte e Nordeste.
Inclusive, já ao longo dos próximos dias, pancadas de chuva serão registradas em praticamente toda a região Norte e Nordeste. Até o final do domingo (12), os acumulados totais em alguns municípios localizados podem ultrapassar os 200 mm de chuva. Esses altos volumes de chuva trazem potencial para ocasionar alagamentos e deslizamentos de terra.
As regiões menos afetadas serão o litoral leste, na altura de Alagoas e Pernambuco (onde pancadas de chuva ainda vão se formar, mas com acumulados menores) e também o estado de Roraima (onde as previsões indicam que o tempo continuará predominantemente seco ao longo dos próximos dias).