
Uma forte chuva atingiu a vila de Jericoacoara, localizada no litoral oeste do Ceará, neste sábado (1º), resultando em alagamentos significativos, bloqueio de ruas e sérios transtornos tanto para os moradores quanto para os turistas que visitam a região.
As ruas do centro da vila, famosa por suas deslumbrantes paisagens de dunas e praias, foram transformadas em verdadeiros rios, inundadas pelas enxurradas. Como consequência, muitos estabelecimentos comerciais foram forçados a fechar suas portas temporariamente.
Além disso, o acesso a Jericoacoara foi severamente afetado, com a CE-085, a principal estrada de entrada para a vila, sendo parcialmente interditada devido à inundação. Turistas relataram dificuldades em deixar a região, e muitos que estavam lá para aproveitar o carnaval se depararam com a forte chuva como uma inesperada surpresa.
Chuva intensa em todo o Ceará
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), chuvas foram registradas em pelo menos 119 cidades do Ceará no mesmo dia. Em algumas localidades, o volume de precipitação chegou a impressionantes 120 milímetros.
Na capital, Fortaleza, a Defesa Civil reportou 118 ocorrências entre as 19h de quinta-feira e as 7h de sexta-feira, sendo que 115 delas foram alagamentos. Os bairros mais afetados incluem Conjunto Palmeiras, Passaré, Jangurussu, Messejana e Itaoca.