João Pessoa 24.13 nublado Recife 26.02 nuvens dispersas Natal 25.12 nuvens dispersas Maceió 24.69 nuvens dispersas Salvador 24.98 algumas nuvens Fortaleza 26.07 nuvens dispersas São Luís 25.11 céu limpo Teresina 22.84 algumas nuvens Aracaju 26.97 nuvens dispersas
Cidade Paraiba troca Transnordestina por VLT
12 de dezembro de 2024 / 09:39
Foto: Reprodução

A cidade de Campina Grande, o segundo maior município da Paraíba, receberá um impulso significativo na mobilidade urbana com a implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Trecho da ferrovia Transnordestina sera transformado em trilhos VLT

O projeto prevê a adaptação de um trecho da ferrovia Transnordestina que corta a cidade, uma área que estava inativa há décadas. A iniciativa é viabilizada pelo Ministério dos Transportes, que disponibilizou o terreno para a construção de 15,5 km de trilhos e 10 estações que conectarão pontos estratégicos, como escolas, universidades, hospitais, centros comerciais e o aeroporto.

A cerimônia de transferência da área para o município, realizada em Brasília nesta terça-feira (10), contou com a presença de autoridades como o prefeito Bruno Cunha Lima, o ministro do TCU Veneziano Vital do Rêgo e o senador Efraim Filho.

Este ato representa um avanço histórico, ocorrendo 13 anos após as primeiras tratativas sobre o projeto terem sido levadas ao órgão.

Com investimento total de R$ 170 milhões, sendo R$ 100 milhões aportados pelo Ministério dos Transportes e o restante pelo município, a obra beneficiará mais de 120 mil habitantes de Campina Grande, oferecendo um transporte público moderno e eficiente.

A implementação do VLT não apenas modernizará a mobilidade urbana, mas também fortalecerá a economia e a infraestrutura da cidade, reafirmando a importância de Campina Grande no cenário regional e nacional.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou que esta é a primeira iniciativa desse tipo no Brasil: “Trouxemos uma solução inovadora para um problema antigo, garantindo um transporte público mais ágil e eficiente, além de contribuir para a redução de gases poluentes e a preservação do meio ambiente.”

Esse projeto marca um novo capítulo no desenvolvimento de Campina Grande, elevando sua infraestrutura e qualidade de vida e consolidando sua posição de destaque na Paraíba e no Nordeste.