A cidade de Campina Grande, o segundo maior município da Paraíba, receberá um impulso significativo na mobilidade urbana com a implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Trecho da ferrovia Transnordestina sera transformado em trilhos VLT
O projeto prevê a adaptação de um trecho da ferrovia Transnordestina que corta a cidade, uma área que estava inativa há décadas. A iniciativa é viabilizada pelo Ministério dos Transportes, que disponibilizou o terreno para a construção de 15,5 km de trilhos e 10 estações que conectarão pontos estratégicos, como escolas, universidades, hospitais, centros comerciais e o aeroporto.
A cerimônia de transferência da área para o município, realizada em Brasília nesta terça-feira (10), contou com a presença de autoridades como o prefeito Bruno Cunha Lima, o ministro do TCU Veneziano Vital do Rêgo e o senador Efraim Filho.
Este ato representa um avanço histórico, ocorrendo 13 anos após as primeiras tratativas sobre o projeto terem sido levadas ao órgão.
Com investimento total de R$ 170 milhões, sendo R$ 100 milhões aportados pelo Ministério dos Transportes e o restante pelo município, a obra beneficiará mais de 120 mil habitantes de Campina Grande, oferecendo um transporte público moderno e eficiente.
A implementação do VLT não apenas modernizará a mobilidade urbana, mas também fortalecerá a economia e a infraestrutura da cidade, reafirmando a importância de Campina Grande no cenário regional e nacional.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou que esta é a primeira iniciativa desse tipo no Brasil: “Trouxemos uma solução inovadora para um problema antigo, garantindo um transporte público mais ágil e eficiente, além de contribuir para a redução de gases poluentes e a preservação do meio ambiente.”
Esse projeto marca um novo capítulo no desenvolvimento de Campina Grande, elevando sua infraestrutura e qualidade de vida e consolidando sua posição de destaque na Paraíba e no Nordeste.