João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Cinco áreas do litoral potiguar são consideradas impróprias para banho neste fim de semana
17 de maio de 2025 / 11:30
Foto: Divulgação

Um novo boletim de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (16) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) revela que o litoral da Grande Natal apresenta pelo menos cinco trechos impróprios para banho neste fim de semana.

O estudo analisou 33 pontos de praias e rios nos municípios de Extremoz, Natal, Nísia Floresta e Parnamirim. Os locais considerados impróprios são aqueles onde os níveis de coliformes fecais nas amostras de água coletadas ultrapassaram os limites estabelecidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

Locais impróprios para banho:

  • Foz do Rio Pirangi – Nísia Floresta
  • Rio Pirangi (Ponte Nova) – Parnamirim
  • Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium) – Parnamirim
  • Praia de Areia Preta (Escadaria de Mãe Luíza) – Natal
  • Praia de Pitangui (Av. Pitangui) – Extremoz

Os demais pontos monitorados, incluindo as famosas praias de Ponta Negra, Via Costeira, Redinha, Genipabu, Pirangi e Búzios, estão com condições adequadas para o banho, conforme indicado no relatório.

Os pesquisadores utilizam os resultados de cinco semanas consecutivas para determinar a qualidade da água. Se dois ou mais resultados apresentarem mais de mil coliformes fecais por 100 ml de água, o local é classificado como impróprio. Além disso, se a análise mais recente mostrar mais de 2.500 coliformes fecais, o trecho é imediatamente considerado impróprio.