João Pessoa 27.13 nublado Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nublado Maceió 27.69 nublado Salvador 26.98 nublado Fortaleza 28.07 nublado São Luís 28.11 nublado Teresina 29.84 nuvens dispersas Aracaju 25.97 nuvens dispersas
Cinco locais na Grande Natal são considerados impróprios para banho neste fim de semana
3 de maio de 2025 / 12:51
Foto: Divulgação

Cinco áreas de praias e rios na Grande Natal foram consideradas impróprias para o banho, conforme o último boletim de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (2) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). A análise é realizada pelo programa Água Azul, que examina a quantidade de coliformes presentes em amostras de água coletadas, seguindo as diretrizes do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Os locais identificados como impróprios para banho incluem:

  • Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta;
  • Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim;
  • Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium), em Parnamirim;
  • Praia de Areia Preta (Escadaria de Mãe Luíza), em Natal;
  • Praia de Pitangui (Avenida Pitangui), em Extremoz.

Por outro lado, as demais áreas monitoradas no estado, como as praias de Ponta Negra, Via Costeira e Redinha em Natal, bem como Búzios e Pirambúzios em Nísia Floresta, estão classificadas como próprias para o banho.

Os locais considerados impróprios são aqueles que apresentam altos níveis de coliformes fecais, o que representa um risco à saúde dos banhistas. A avaliação é baseada em resultados de cinco semanas consecutivas; se dois ou mais resultados indicarem mais de mil coliformes fecais por 100 ml de água, a área é classificada como imprópria. Além disso, se a análise mais recente revelar mais de 2.500 coliformes fecais, essa única medição é suficiente para considerar a área imprópria.