
Cinco municípios de Sergipe continuam enfrentando um cenário de seca grave, conforme os dados mais recentes do Monitor da Seca, divulgados na última segunda-feira (23) pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac).
De acordo com o boletim referente ao mês de maio, mesmo com as chuvas registradas, as cidades de Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória e Poço Verde ainda sofrem com a seca.
A análise indica que a situação de seca pode apresentar um leve alívio nos próximos meses, devido à previsão de chuvas significativas. Comparando com os dados de abril, a seca moderada permanece em algumas áreas do alto sertão, médio sertão, agreste central e centro sul sergipano.
Por outro lado, a seca fraca é predominante na maioria dos municípios do médio sertão, agreste central e centro sul. Já nos territórios do baixo São Francisco, leste sergipano, Grande Aracaju e sul Sergipano, a seca fraca apresentou uma diminuição.
A meteorologista da Semac, Wanda Thatyana de Castro, afirma que a expectativa para os próximos meses é de chuvas variando de normais a acima do normal nas regiões litorâneas e do agreste. No sertão, as precipitações devem ocorrer dentro da normalidade, mas com temperaturas superiores à média climatológica.
O Monitor de Secas é uma iniciativa da Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA), que visa transformar a gestão de secas em uma abordagem focada em riscos. Os boletins estão disponíveis para consulta pública no site da Semac.