João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Cinco municípios de Sergipe ainda enfrentam situação de seca severa
23 de junho de 2025 / 14:39
Foto: Divulgação

Cinco municípios de Sergipe continuam enfrentando um cenário de seca grave, conforme os dados mais recentes do Monitor da Seca, divulgados na última segunda-feira (23) pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac).

De acordo com o boletim referente ao mês de maio, mesmo com as chuvas registradas, as cidades de Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória e Poço Verde ainda sofrem com a seca.

A análise indica que a situação de seca pode apresentar um leve alívio nos próximos meses, devido à previsão de chuvas significativas. Comparando com os dados de abril, a seca moderada permanece em algumas áreas do alto sertão, médio sertão, agreste central e centro sul sergipano.

Por outro lado, a seca fraca é predominante na maioria dos municípios do médio sertão, agreste central e centro sul. Já nos territórios do baixo São Francisco, leste sergipano, Grande Aracaju e sul Sergipano, a seca fraca apresentou uma diminuição.

A meteorologista da Semac, Wanda Thatyana de Castro, afirma que a expectativa para os próximos meses é de chuvas variando de normais a acima do normal nas regiões litorâneas e do agreste. No sertão, as precipitações devem ocorrer dentro da normalidade, mas com temperaturas superiores à média climatológica.

O Monitor de Secas é uma iniciativa da Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA), que visa transformar a gestão de secas em uma abordagem focada em riscos. Os boletins estão disponíveis para consulta pública no site da Semac.