
Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Piauí agora têm acesso a cirurgias gratuitas realizadas em hospitais privados por meio do programa Agora Tem Especialistas, idealizado pelo Ministério da Saúde. A iniciativa, que já realizou os primeiros procedimentos, busca reduzir as longas filas e expandir o atendimento na rede pública, oferecendo consultas, exames e cirurgias de forma ágil e eficaz.
Um dos beneficiados foi Genivaldo dos Reis Moura, de 64 anos, morador de José de Freitas, que esperava há mais de 30 anos para corrigir uma lesão no joelho. Genivaldo realizou uma cirurgia de prótese total de joelho e comemorou o sucesso do procedimento. Ele relatou surpresa ao saber que a cirurgia ocorreria em um hospital privado, ressaltando a importância do programa para pacientes na mesma situação.
O funcionamento do programa prevê que hospitais privados interessados manifestem sua disponibilidade e os serviços que podem oferecer. Após isso, o Ministério da Saúde avalia a capacidade técnica e operacional das unidades, além de verificar se o atendimento corresponde às necessidades do SUS em cada região. No Piauí, duas unidades de um grupo hospitalar estão ofertando cerca de 2,7 mil procedimentos anuais, sem custos para os pacientes.
O programa Agora Tem Especialistas oferece uma variedade de procedimentos, incluindo cirurgias ortopédicas, retirada de vesícula por vídeo, correção de hérnia, retirada de cálculos renais, prótese no quadril, vasectomia, além de cirurgias para casos suspeitos de câncer de próstata e de útero. Em troca, os hospitais recebem créditos que podem ser usados para quitar tributos federais vencidos ou a vencer.
Além do Piauí, o programa já está ativo em outros estados, como Bahia, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Paraíba, Ceará e Maranhão, envolvendo oito hospitais privados que colaboram com o SUS para ampliar a oferta de serviços de saúde de qualidade para a população beneficiária do sistema público de saúde.