João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
CNH Popular oferece mil oportunidades para pessoas de baixa renda no Rio Grande do Norte; saiba como se inscrever
26 de agosto de 2025 / 11:45
Foto: Divulgação

O Governo do Rio Grande do Norte inicia nesta terça-feira (26) as inscrições para o programa CNH Popular, que disponibiliza mil carteiras de habilitação gratuitas para cidadãos de baixa renda. Os interessados podem se inscrever a partir das 12h no site do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN).

O programa CNH Popular garante isenção de todas as taxas, exames e custos de autoescola, tanto para a primeira habilitação quanto para a mudança de categoria. Para se qualificar, o beneficiário deve atender a alguns critérios:

  • Ser de baixa renda e estar cadastrado no CadÚnico ou em outro programa social, como o Bolsa Família;
  • Comprovar residência no estado;
  • Apresentar declaração de renda;
  • Ser alfabetizado;
  • Assumir responsabilidades e aceitar as condições do programa.

Além disso, o programa também isenta os beneficiários de exames clínicos e psicológicos (incluindo retestes), licença de aprendizagem, taxa de confecção da CNH e exames de atualização sobre as leis estaduais. Para participar, o candidato deve ter RG, CPF, comprovação de domicílio no estado e não pode ter impedimentos judiciais ou penalidades por infrações de trânsito.

As mil vagas disponíveis estão distribuídas da seguinte forma:

  • Primeira Habilitação Categoria A – 500 vagas;
  • Primeira Habilitação Categoria B – 350 vagas;
  • Mudança de Categoria C – 50 vagas;
  • Mudança de Categoria D – 50 vagas;
  • Mudança de Categoria E – 50 vagas.

O investimento total para a edição de 2025 do programa é de R$ 1,67 milhão, conforme anunciado pelo governo. O Programa CNH Popular é um direito estabelecido por uma lei complementar de 2011, regulamentada em 2020.

O diretor-geral do Detran, Jonielson Oliveira, destacou a importância do programa, afirmando que ele representa uma ação social que promove cidadania e capacitação para o trabalho. “Pessoas habilitadas são pessoas educadas para o trânsito”, afirmou.

A governadora do RN, Fátima Bezerra, ressaltou o alto custo para obter a CNH atualmente, que gira em torno de R$ 2 mil. “Estamos lançando uma nova edição do Programa CNH Popular que garante a pessoas em vulnerabilidade social o direito à CNH de forma gratuita”, declarou.