
O consórcio encarregado da construção da Ponte Salvador-Itaparica anunciou, nesta sexta-feira (29), que o início das obras está programado para junho de 2026. Esta data está em conformidade com o prazo estipulado no contrato assinado com o Governo da Bahia em 4 de junho deste ano, que estabeleceu um intervalo mínimo de um ano para o início da construção. O investimento total da obra será de R$ 11 bilhões. Antes do início da construção, o projeto executivo será iniciado em dezembro de 2025, e em maio do próximo ano, será criada uma plataforma provisória que antecederá a ponte.
Histórico do contrato
O novo acordo para a construção da ponte foi revelado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) durante uma reunião com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o embaixador da República Popular da China no Brasil, Zhu Qingqiao, na mesma data da assinatura do contrato. A formalização do contrato ocorreu após a intermediação do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), que homologou a proposta de conciliação para a execução da obra. A sondagem da área foi finalizada em abril deste ano, com a contratação de mais de 20 empresas baianas e um investimento de R$ 200 milhões. O acordo estabelecido pelo TCE-BA levou meses para ser aceito por todas as partes envolvidas. O Senado Federal também previu um empréstimo de até US$ 150 milhões, que pode chegar a R$ 800 milhões, para o fundo garantidor da obra.
Detalhes sobre a ponte
A ponte, que terá 12,4 km de extensão sobre o mar, será a maior da América Latina, de acordo com as análises da Concessionária. Além da construção da ponte, novos acessos viários serão desenvolvidos em Salvador e Vera Cruz. A execução do projeto ocorrerá através de uma parceria público-privada (PPP) e incluirá os seguintes trechos:
- Trecho 1 – Acessos viários em Salvador;
- Trecho 2 – Ponte Salvador – Ilha de Itaparica;
- Trecho 3 – Chegada da ponte à Ilha de Itaparica;
- Trecho 4 – Nova variante rodoviária (Desvio de Mar Grande) a ser construída na Ilha de Itaparica;
- Trecho 5 – Recuperação e ampliação de trecho da BA-001 existente, desde a nova variante rodoviária (Desvio de Mar Grande), nas proximidades de Cacha Prego, cabeceira da Ponte do Funil.
O governo estadual estima que a obra gerará cerca de sete mil empregos, o que deverá impulsionar a economia local. Além disso, a expectativa é que, após a conclusão da ponte, aproximadamente 10 milhões de baianos, distribuídos em cerca de 250 municípios, sejam beneficiados de forma positiva.