João Pessoa 31.13 nuvens dispersas Recife 30.02 nublado Natal 30.12 nublado Maceió 30.69 nublado Salvador 29.98 céu limpo Fortaleza 29.07 nublado São Luís 29.11 nublado Teresina 26.84 nublado Aracaju 28.97 nuvens dispersas
Consórcio Nordeste lidera ação para impulsionar o Turismo Internacional
11 de dezembro de 2024 / 13:32
Foto: Consórcio Nordeste

O Consórcio Nordeste desempenhou papel central no lançamento do novo edital do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), realizado nesta terça-feira (10), em Brasília.

O programa tem como foco a atração de voos internacionais para a Região Nordeste

Ao mesmo tempo, a solenidade contou com a presença da governadora do Rio Grande do Norte e presidenta do Consórcio, Fátima Bezerra. Além disso, autoridades do setor turístico e representantes estaduais também estavam presentes.

Com um investimento inicial de R$ 24 milhões, o PATI busca atrair voos internacionais para o Nordeste. Desse modo, visa promover a conectividade e o desenvolvimento econômico da região. A princípio, a iniciativa é fruto de uma colaboração entre o Ministério dos Portos e Aeroportos, o Ministério do Turismo e a Embratur.

Fátima Bezerra destacou que o PATI é uma estratégia inovadora financiada pelo Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC). “Com o PATI, promovemos o Nordeste como um destino de excelência, incentivando novas rotas aéreas de maneira sustentável e priorizando a redução das emissões de CO₂”, afirmou a governadora.

Estabelecendo conexões inéditas

O evento também enfatizou os resultados positivos do programa-piloto, que, em 2024, disponibilizou 7,48 milhões de assentos, criou 19 novas rotas internacionais e estabeleceu conexões inéditas com destinos como Costa Rica, Marrocos e Aruba. Desse modo, o Nordeste registrou um aumento significativo de 37,5% no número de turistas estrangeiros entre janeiro e setembro deste ano.

Durante a cerimônia, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, reforçou a importância do Nordeste na estratégia de competitividade do turismo brasileiro. “Nosso objetivo é fortalecer o Nordeste como um destino único, competindo com o Caribe e posicionando a região no cenário turístico internacional”, afirmou Freixo.

O Consórcio Nordeste continua liderando esforços para integrar políticas públicas, fomentar o turismo sustentável e gerar desenvolvimento econômico regional. Com a ampliação do PATI prevista para 2025, a meta é oferecer 500 mil novos assentos e atrair 200 mil turistas internacionais, consolidando o Nordeste como referência de turismo no Brasil e no mundo.