João Pessoa 29.13 nublado Recife 29.02 nuvens dispersas Natal 29.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 nuvens dispersas Salvador 26.98 céu limpo Fortaleza 30.07 nublado São Luís 31.11 nuvens dispersas Teresina 31.84 algumas nuvens Aracaju 27.97 nublado
Constituição afirma que IOF não deve ser utilizado para cobrir déficit fiscal
28 de maio de 2025 / 09:29
Foto: Divulgação

Quando se tem apenas um martelo, todos os problemas parecem pregos. Essa máxima ilustra a abordagem do Governo, que, diante da dificuldade em reduzir a carga do Estado, recorre à criação de novos tributos como única solução para equilibrar as contas públicas. No entanto, essa insistência em penalizar o contribuinte está atrelada a um planejamento frequentemente inadequado das consequências dessa medida.

Na última quinta-feira, o Governo reafirmou sua posição, demonstrando a falta de uma estratégia eficaz para lidar com o rombo fiscal. A necessidade de um planejamento mais robusto e a busca por alternativas que não onerem ainda mais o cidadão são urgentes. A Constituição, que estabelece diretrizes claras sobre a arrecadação de tributos, deve ser respeitada, e soluções que não infrinjam esses princípios precisam ser priorizadas.