
Um grupo de 36 amigos promoveu uma corrida inusitada em Jaicós, no Sudeste do Piauí, onde a cada quilômetro percorrido os participantes faziam uma pausa em um bar para degustar cerveja. O evento, denominado “1 km, 1 bar”, ocorreu no último sábado (6) e atraiu a atenção da comunidade local.
Organização e Apoio da Polícia
Kaique Melo, um dos organizadores, explicou que a ideia surgiu para trazer um novo formato à corrida, que está em alta. “Falei a ideia para os meus amigos, eles gostaram, e nos organizamos com grupo, medalhas e tudo. A Polícia Militar nos deu apoio e acompanhou o percurso, foi tudo tranquilo. Sabemos que envolve saúde, então é importante destacar isso”, comentou.
Além de proporcionar diversão, o evento também teve um impacto positivo no comércio local, aumentando a visibilidade dos bares da cidade. Kaique ressaltou que, embora os participantes consumissem cerveja, a intenção era manter a responsabilidade. “A gente fez o percurso bebendo cerveja, mas sem exageros. Foi mais uma brincadeira, uma resenha. Sabemos que a responsabilidade é grande, ainda mais por envolver bebida durante a corrida”, afirmou.
A maioria dos participantes já pratica atividades físicas regularmente, e Kaique expressou o desejo de realizar novas edições do evento.
Atenção aos Riscos à Saúde
Entretanto, o médico cardiologista Luiz Bezerra fez um alerta sobre os riscos do consumo de álcool durante atividades físicas. Ele destacou que o álcool pode reduzir o desempenho, causar desidratação e arritmias. “O álcool diminui a habilidade e a destreza do sistema nervoso, e o paciente corre risco de quedas. Apesar de ser líquido, ele consome muita energia e água pelo seu metabolismo, aumentando o risco de complicações cardiovasculares e quedas bruscas de pressão”, explicou o especialista.
De acordo com Bezerra, o ideal é evitar completamente o consumo de bebidas alcoólicas durante a prática de esportes. “O efeito do uso de álcool durante atividade física é conhecido em grandes estudos com evidências robustas. É recomendado que se faça uma hidratação adequada durante a atividade física e que não se use álcool de forma nenhuma”, enfatizou.