João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Crescimento da população acima de 60 anos transforma o mercado imobiliário e redefine padrões de habitação no Brasil, revela IBGE
18 de junho de 2025 / 12:42
Foto: Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou, em 2025, os resultados da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, revelando alterações significativas no padrão de ocupação urbana entre a população com 60 anos ou mais no Brasil.

Os dados apontam que uma expressiva parcela, equivalente a 93,3% das pessoas com 70 anos ou mais, vive em áreas com vias largas. Essa informação reflete não apenas a infraestrutura urbana, mas também as preferências e necessidades dessa faixa etária em relação ao espaço urbano.

Além disso, a pesquisa destaca outros aspectos relevantes sobre a habitação e a mobilidade dessa população, indicando uma tendência de busca por locais que oferecem maior acessibilidade e conforto. A análise dos dados sugere que as cidades estão se adaptando, ainda que lentamente, às demandas de um envelhecimento populacional crescente.

Essas mudanças no perfil de ocupação urbana são essenciais para o planejamento das políticas públicas, visando garantir uma melhor qualidade de vida para os idosos, que representam uma parte significativa da população brasileira.