João Pessoa 26.13 algumas nuvens Recife 26.02 nuvens dispersas Natal 26.12 nublado Maceió 23.69 névoa Salvador 25.98 céu limpo Fortaleza 27.07 algumas nuvens São Luís 28.11 algumas nuvens Teresina 37.84 nuvens dispersas Aracaju 25.97 nuvens dispersas
Crescimento de 5,3% no setor de eventos em 2024 supera indústria, agropecuária e média do PIB
28 de abril de 2025 / 09:21
Foto: Divulgação

O setor de eventos de cultura e entretenimento no Brasil apresentou um crescimento significativo de 5,3% em 2024, conforme revelam os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essas informações foram compiladas no Radar Econômico da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE).

Esse desempenho positivo do setor é notável, especialmente ao ser comparado com a média de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, que ficou abaixo desse percentual. A recuperação e expansão do mercado de eventos refletem uma tendência crescente na demanda por atividades culturais e de entretenimento, que têm atraído cada vez mais público.

O crescimento do setor pode ser atribuído a diversos fatores, entre os quais se destacam:

  • O aumento da confiança do consumidor;
  • A retomada de eventos presenciais após as restrições impostas pela pandemia;
  • O investimento em tecnologia para a realização de eventos híbridos;
  • A diversificação das ofertas culturais e de entretenimento.

Esses elementos têm contribuído para o fortalecimento da indústria de eventos, que se mostra resiliente e adaptável às novas demandas do público. O cenário é promissor, e espera-se que o setor continue a crescer nos próximos anos, impulsionando a economia e promovendo a cultura no país.