João Pessoa 23.13 nublado Recife 23.02 nublado Natal 24.12 nublado Maceió 22.69 nuvens dispersas Salvador 24.98 céu limpo Fortaleza 26.07 algumas nuvens São Luís 26.11 algumas nuvens Teresina 27.84 céu limpo Aracaju 24.97 algumas nuvens
Crescimento de 92% no número de consumidores que aderiram ao mercado livre de energia no Rio Grande do Norte
3 de julho de 2025 / 20:22
Foto: Divulgação

O Rio Grande do Norte apresentou um crescimento expressivo de 92,4% no número de novos consumidores que migraram para o mercado de energia livre nos primeiros cinco meses de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) nesta quinta-feira (3). Além disso, houve um aumento de 20% em relação a dezembro de 2024.

O mercado livre de energia permite que os consumidores escolham seu próprio fornecedor, possibilitando a negociação de contratos e a opção por fontes renováveis. Embora esse modelo exista no Brasil desde 1996, inicialmente apenas grandes consumidores podiam participar, devido a exigências de consumo elevado. Com as novas regras implementadas em 2024, todas as unidades consumidoras atendidas por média e alta tensão puderam aderir ao mercado.

  • Dados de migrações de janeiro a maio no RN:
  • Em 2025, 127 novos consumidores migraram para o mercado livre.
  • Total de unidades consumidoras no ambiente livre: 761.
  • Demanda local atendida: quase 30%.
  • Em dezembro de 2024, eram 634 unidades.

Os setores que mais contribuíram para esse crescimento foram o comércio e serviços, com destaque para empresas de pequeno e médio porte, como escritórios, padarias e farmácias. O Ministério de Minas e Energia estuda a possibilidade de abrir o mercado para todos os consumidores escolherem seus fornecedores de energia a partir de 2027.

Evento sobre transição energética em Natal

Um evento relevante está ocorrendo em Natal nos dias 3 e 4 de abril, focando na transição energética da região ibero-americana e no desenvolvimento sustentável, com ênfase no Nordeste brasileiro. O EVEx Brasil 2025 – Natal Energy Experience está sendo realizado no Hotel Serhs, com inscrições disponíveis online.

O tema deste ano é “Transição Energética e Ação Climática: sinergias ibero-americanas rumo à COP30”. A programação abrange tópicos como hidrogênio verde, energia eólica offshore, o papel do gás natural e a eletromobilidade, alinhando discussões com a agenda da COP30 e promovendo uma economia de baixo carbono.

Entre os especialistas confirmados estão:

  • Nelson Lage, Presidente da ADENE – Agência para a Energia
  • Teresa Ponce de Leão, Presidente do LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia
  • Filipe Matias Santos, Diretor Jurídico da ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos
  • Fernando Alves Pinto, Vogal Executivo da ENSE – Entidade Nacional para o Setor Energético
  • Luís Barroso, CEO da Mobi.E, entidade gestora da rede de mobilidade elétrica de Portugal

A expectativa é reunir especialistas, autoridades e líderes do setor energético do Brasil e de Portugal. Caio Cavalcanti, presidente do evento, destacou que serão dois dias intensos, focados nos desafios da transição energética, especialmente com a COP30 se aproximando, que ocorrerá pela primeira vez no Brasil, em Belém do Pará.

Geração de energia renovável no RN

De janeiro a maio de 2025, o Nordeste foi responsável por 22% da geração de energia limpa no Brasil. A Bahia liderou a produção com 4.920,2 MWm, seguida pelo Rio Grande do Norte, que gerou 3.620,1 MWm.

Dos 1.129 parques eólicos em operação no país, 1.033 estão localizados na região Nordeste, sendo 313 no Rio Grande do Norte. No setor solar, das 670 fazendas solares em funcionamento no Brasil, 329 estão no Nordeste, com 52 delas situadas no estado potiguar.