
O comércio varejista da Paraíba apresentou um crescimento de 0,7% no volume de vendas em novembro de 2025, em comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (15). Esse resultado representou uma interrupção na sequência de dois meses de recuo no segmento no estado, visto em setembro (-1,1%) e outubro (-0,5%).
Apesar desse avanço, o desempenho da Paraíba ficou abaixo da média nacional, que registrou um aumento de 1% no período analisado. Ainda assim, o estado obteve o nono menor crescimento entre todas as unidades da federação.
O varejo paraibano também mostrou bons resultados no acumulado de 2025. Entre janeiro e novembro, as vendas cresceram 5% em relação ao mesmo período de 2024, sendo a terceira maior alta do país, ficando atrás apenas de Santa Catarina (5,7%) e Amapá (7,8%). Este índice também superou a média nacional, que foi de 1,5% no mesmo intervalo.
Considerando os últimos 12 meses, o volume de vendas do varejo da Paraíba aumentou 5,3%, o segundo melhor resultado do Brasil, atrás somente do Amapá, que teve alta de 6,9%. A média nacional para esse período foi de 1,5%. Na comparação com novembro de 2024, as vendas do comércio varejista no estado cresceram 4,3% em novembro de 2025, garantindo o oitavo melhor desempenho entre os estados brasileiros, enquanto a média do país foi 1,3%. Os estados de Rondônia, Rio Grande do Norte e Amapá lideraram os crescimentos mensais.