João Pessoa 25.13 nublado Recife 28.02 nublado Natal 25.12 algumas nuvens Maceió 24.69 algumas nuvens Salvador 23.98 algumas nuvens Fortaleza 26.07 nublado São Luís 26.11 nublado Teresina 24.84 nuvens dispersas Aracaju 24.97 nuvens dispersas
Criação de Comissão para estudo do Passe Livre Estudantil é publicada no Diário Oficial de São Luís
25 de dezembro de 2024 / 20:22
Foto: Leonardo Mendonça

Foi publicada na última sexta-feira (20) no Diário Oficial do Município (DOM) a Resolução nº 013/24, que estabelece a criação da Comissão Especial para o estudo de viabilidade da implantação do Passe Livre Estudantil em São Luís. A iniciativa é do vereador Marlon Botão (PSB), que tem defendido o benefício como um direito humano essencial para garantir igualdade de oportunidades a todos os estudantes.

Em seu discurso, o vereador Marlon Botão ressaltou que o Passe Livre Estudantil não é uma bonificação ou gratuidade, mas uma medida que visa combater a evasão escolar e promover uma cidade mais inclusiva e justa. “Essa política não é um favor, mas um dever de quem acredita em inclusão e desenvolvimento humano”, afirmou o parlamentar.

A Comissão terá caráter temporário, com duração de 120 dias, podendo ser prorrogada, e sua missão será avaliar a viabilidade financeira e técnica para a implementação do benefício, além de analisar o seu alcance e as formas de sua implementação. Entre as atribuições da Comissão estão a coleta de dados sobre os beneficiários, a identificação das fontes de recursos, a avaliação do impacto orçamentário e financeiro e a elaboração de um relatório final.

A Comissão será composta por membros do poder legislativo, executivo e da sociedade civil organizada, com a participação de seis vereadores, respeitada a proporcionalidade partidária, e seis convidados, sendo três representantes do Executivo e três da sociedade civil.