João Pessoa 22.13 nublado Recife 24.02 nublado Natal 23.12 nuvens dispersas Maceió 21.69 nuvens dispersas Salvador 24.98 céu limpo Fortaleza 25.07 algumas nuvens São Luís 26.11 céu limpo Teresina 24.84 céu limpo Aracaju 24.97 céu limpo
Decisão judicial garante isenção de taxa para renovação de CNH de idosos no Rio Grande do Norte
23 de abril de 2025 / 09:47
Foto: Divulgação

Uma decisão liminar proferida pela 1ª Vara de Execução Fiscal e Tributária de Natal estabeleceu que a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será isenta de taxas para idosos com 65 anos ou mais no Rio Grande do Norte. A medida é resultado de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) contra o Estado e o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran/RN).

O Detran-RN, em comunicado na terça-feira (22), afirmou que não se manifestará sobre a decisão até ser oficialmente notificado pelo judiciário. A liminar exige que o Detran suspenda imediatamente a cobrança da taxa, em conformidade com a Lei Estadual nº 10.157/2017 e o Estatuto do Idoso, que garantem a gratuidade. Caso a determinação não seja cumprida, a Justiça estipulou uma multa diária de R$ 5 mil, a qual será revertida para o Fundo Estadual da Pessoa Idosa.

Motivos da Ação do Ministério Público

A ação foi proposta pela 42ª Promotoria de Justiça de Natal, que, antes de recorrer ao Judiciário, tentou resolver a questão por meio de diversas abordagens extrajudiciais, incluindo o envio de ofícios e a realização de audiências. O MP argumentou que a cobrança da taxa violava o princípio da legalidade e constituía abuso de poder administrativo, além de ser considerada inconstitucional e ferir os princípios da impessoalidade e moralidade administrativa.

O Ministério Público destacou que, apesar das tentativas de diálogo, não houve resposta positiva por parte do Governo do Estado para cessar a cobrança considerada indevida. A legislação estadual determinava que o Detran deveria estabelecer o procedimento para a isenção em até 45 dias após a publicação da lei, o que não ocorreu, tornando a cobrança irregular.

O MP concluiu que a taxa de renovação da CNH para idosos acima de 65 anos é considerada indevida e representa uma barreira econômica, prejudicando os idosos, devido à omissão do Detran.