
A Prefeitura de Salvador inaugurou na noite de sexta-feira (5) a decoração natalina no Centro Histórico da cidade, marcando o início das celebrações de Natal. O circuito da festa une tradição religiosa e programação cultural, começando na Praça do Campo Grande, passando pela Avenida Sete e chegando ao Pelourinho. Um dos grandes destaques está na Rua Chile, onde foi instalado um corredor de luzes de quase 400 metros, composto por mais de 25 milhões de microlâmpadas sincronizadas com canções natalinas. A cerimônia de abertura contou com uma missa festiva realizada no adro da Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus, e a iluminação foi simbolicamente acionada pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil).
Além disso, o prefeito inaugurou a visitação à Casa do Papai Noel, um dos pontos mais procurados desde antes da abertura oficial, que está instalada na Faculdade de Medicina e funcionará diariamente das 17h às 22h até o dia 25 de dezembro. A programação natalina se estende até 6 de janeiro e inclui atrações também na Boca do Rio, como apresentações do sacerdote Frei Gilson e do cantor Roberto Carlos na Arena O Canto da Cidade.
O desfile no Centro Histórico promete reunir quatro carros alegóricos e cerca de 800 participantes, com apresentações nos dias 5, 13, 14, 19, 20 e 21 de dezembro, mesclando elementos religiosos com a cultura local. O Terreiro de Jesus será decorado com peças interativas para fotos, shows de laser, iluminação especial da Catedral Basílica e da Igreja de São Domingos, além de abrigar a Casa do Papai Noel e o Carrossel Mágico. O Largo do Cruzeiro de São Francisco terá o presépio oficial, enquanto a Praça Thomé de Souza contará com uma vila de artesanato e cenografia especial.
Entre 7 e 13 de dezembro, as sacadas dos prédios históricos do Pelourinho receberão apresentações de corais e grupos infantis, todas às 18h30. Na Praça Municipal, o Palco Anunciação oferece coros e orquestras às 17h de 5 a 25 de dezembro, e o Palco Esperança abrigará corais das escolas municipais em datas específicas também às 17h. As vilas natalinas da Praça da Sé e do Largo do Santo Antônio Além do Carmo terão coretos decorados, quermesses e atividades infantis como oficinas e contação de histórias. Na Prefeitura, será montado um espaço para um baile infantil destinado a crianças de instituições sociais, reforçando o aspecto inclusivo e afetivo da festa.
A programação religiosa inclui missas ao ar livre no Terreiro de Jesus, no Largo do Pelourinho e no Largo do Santo Antônio Além do Carmo. Paralelamente, haverá iniciativas como a rota gastronômica Minha Ceia, concurso de vitrines e um circuito de presépios montados por moradores e comerciantes do Centro Histórico. Esta decoração de Natal em Salvador, com seu impressionante corredor de luzes, promete encantar moradores e visitantes durante toda a temporada festiva.