
A Defesa Civil de João Pessoa expressou surpresa com a intensidade das chuvas que atingiram a cidade na última sexta-feira (15). Em um intervalo de apenas 12 horas, o bairro do Altiplano acumulou mais de 137 mm de precipitação, um volume que dobrou as expectativas iniciais.
“Essas chuvas chegaram de forma intempestiva. Nós tínhamos um alerta ontem que previa variação de até 50 milímetros para o dia. Essa chuva realmente nos pegou de surpresa. O INMET só emitiu um terceiro aviso por volta das 5h32 da manhã. Estamos atentos”, declarou o Secretário da Defesa Civil de João Pessoa, Kelson Chaves.
Até às 7h30, a Defesa Civil havia registrado dois chamados relacionados às chuvas: um no bairro Roger e outro devido a alagamentos no Bairro das Indústrias. Kelson Chaves ressaltou que a Seinfra e toda a rede de proteção e defesa estão monitorando a situação de perto.
O município de Cabedelo foi o mais afetado pelas chuvas na Grande João Pessoa, com um volume considerável em apenas 12 horas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alertas de acumulado de chuvas para João Pessoa e mais 45 cidades da Paraíba.
A Defesa Civil alertou que a chuva pode persistir ou até se intensificar ao longo da manhã. O Inmet divulgou três alertas de grande perigo para esta sexta-feira: um amarelo, um laranja e um vermelho. Na capital, o maior volume de chuva foi registrado no bairro Altiplano, com 110 mm, enquanto outras áreas, como o Cuiá, na Zona Sul, também apresentaram índices significativos, totalizando 88 mm.
Alertas de chuvas em João Pessoa
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de acumulado de chuva para João Pessoa e mais de 45 cidades paraibanas, categorizados como amarelo, laranja e vermelho. O alerta vermelho, que é o mais grave, sinaliza a possibilidade de chuvas superiores a 60 mm por hora ou mais de 100 mm ao longo do dia, com alto risco de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas. Este alerta está em vigor desde às 5h30 da sexta-feira e se estenderá até a meia-noite.
O alerta amarelo foi iniciado à 0h da sexta-feira e permanecerá ativo até as 23h59 do sábado (16), enquanto o alerta laranja começou às 5h30 e seguirá até o final do dia.