João Pessoa 31.13 algumas nuvens Recife 31.02 algumas nuvens Natal 30.12 nuvens dispersas Maceió 30.69 nuvens dispersas Salvador 29.98 céu limpo Fortaleza 30.07 nublado São Luís 31.11 nublado Teresina 28.84 nublado Aracaju 29.97 nuvens dispersas
Defesa Civil de São Luís vai implantar novo sistema de alerta para moradores em áreas de risco
6 de abril de 2025 / 15:21
Foto: Divulgação

Um novo sistema de alerta digital será implementado em São Luís, visando aumentar a segurança dos moradores que residem em áreas de risco monitoradas pela Defesa Civil. Com a chegada do período chuvoso, a expectativa é que essa tecnologia, chamada de “BIPE”, comece a ser emitida nos celulares dos cidadãos até o mês de maio deste ano.

São Luís possui 20 áreas de risco que estão sob vigilância da Defesa Civil. O “BIPE” enviará alertas diretamente para os celulares das pessoas que moram nessas regiões ou que estejam transitando por elas. Essa tecnologia já é utilizada em outras partes do Brasil e agora será adaptada para o Maranhão.

Para receber os alertas, os moradores precisarão realizar um cadastro e ter acesso à internet ou a uma área com sinal. O Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) está trabalhando na análise das informações meteorológicas para transformar esses dados em alertas práticos e eficazes.

“Nós vamos fazer essa avaliação, essa triagem, verificar o quanto vai impactar essa chuva, por exemplo, nessa comunidade. E fazemos ali um mapeamento daquela área de risco, faz o polígono onde aquelas pessoas onde estão naquela área vão receber aquela mensagem”, explica Sandro Amorim, coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil.

A implementação do sistema foi recebida com otimismo pelos moradores locais. Para muitos, essa inovação pode ser crucial para evitar tragédias, especialmente durante as chuvas intensas.

“É uma sensação assustadora toda vez que chove. A gente fica com os nervos à flor da pele e todo trovão que dá, a gente pensa que é a barreira que tá caindo, né?”, relata Valdiner Sodré, pedreiro e morador da região.

Na comunidade do Primavera Bom Jesus, no bairro Coroadinho, a insegurança é palpável. Após a última enxurrada, uma moradora deixou sua casa, refletindo o medo que permeia a área.

“Tanto faz a gente aqui em casa ou não, a gente fica com essa preocupação, né? De estar perdendo o que a gente já tem ou até de noite perdendo a vida”, comenta Maria Isabel Martins, costureira.

Enquanto o novo sistema não entra em operação, os moradores podem utilizar um recurso já disponível. Para receber alertas sobre condições climáticas, basta enviar o CEP da residência para o número 40199 e aguardar uma mensagem de texto com as informações necessárias.

“Eles estão protegendo a gente, estão avisando, para a gente poder se precaver já que a vida é uma só”, conclui Valdiner Sodré.