
A Secretaria Estadual de Defesa Civil do Piauí (Sedec) anunciou que, em situações de incêndios florestais que possam ameaçar assentamentos, parques nacionais ou áreas habitadas, serão emitidos alertas para evacuação das pessoas presentes. A partir desta quarta-feira (18), o estado implementa integralmente o sistema Defesa Civil Alerta (DCA), com foco na prevenção de queimadas, especialmente em regiões críticas como o Cerrado piauiense.
O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, professor Werton Costa, ressaltou que o sistema é uma ferramenta vital para a proteção da população. Ele enfatizou que, para um funcionamento pleno, o sistema necessita de uma estrutura física adequada, e a sala que abrigará o Centro de Gerenciamento de Riscos de Desastres deve ser inaugurada até o final de junho. Este centro será responsável por acionar os alertas conforme as condições de desastre se agravem, especialmente aquelas com potencial de alto impacto social.
Em casos de incêndios florestais que representem uma ameaça imediata, o alerta será enviado prontamente para orientar a evacuação da população. “Não é um alerta de Estado, é um alerta da sociedade”, afirmou o diretor.
Além disso, a Defesa Civil planeja capacitar a população para que saiba como agir diante dos alertas. As oficinas de treinamento serão realizadas presencialmente ou online, nos municípios que possuem unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMPI).
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