
No próximo sábado, dia 14, a Defesa Civil do Rio Grande do Norte realizará um teste do sistema Defesa Civil Alerta em quatro cidades do estado: Natal, Parnamirim, Extremoz e São Gonçalo do Amarante. Durante a atividade, os celulares dos moradores dessas localidades receberão um alerta sonoro, que será emitido mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso. Em seguida, uma mensagem será exibida na tela, interrompendo qualquer outra atividade em andamento.
O Defesa Civil Alerta foi desenvolvido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, em parceria com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, com o objetivo de proteger a população em situações de emergência, como enchentes e deslizamentos. Desde sua implementação nas regiões sul e sudeste do Brasil, em dezembro de 2024, o sistema já emitiu mais de 300 notificações.
Além das quatro cidades principais, a Defesa Civil do RN informou que moradores de outros municípios poderão também receber o alerta, caso estejam dentro da área de cobertura das torres de telefonia. Essas cidades incluem Ceará-Mirim, Ielmo Marinho, Macaíba, Nísia Floresta, Santa Maria, São Pedro, São José de Mipibu e Taipu.
Como funcionará o teste
Para que o alerta seja recebido, é necessário que os celulares estejam conectados a uma rede móvel 4G ou 5G, e não é preciso realizar nenhum cadastro prévio. O teste deste sábado servirá apenas para demonstração, enquanto a ativação efetiva do sistema está programada para o dia 18 de junho, abrangendo todos os 167 municípios do RN.
A mensagem que será enviada durante o teste é a seguinte: “SMS/CELL BROADCAST: DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no Rio Grande do Norte. Mais informações, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA”. O alerta será considerado concluído quando o morador confirmar o recebimento pressionando o botão indicado na tela.
O governo do RN enfatizou que este teste não deve causar preocupação na população, já que tem um caráter puramente demonstrativo. A secretária Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SEMDES) de Natal, Samara Trigueiro, ressaltou a importância da simulação: “É uma ação essencial para garantir que a população reconheça os sinais de alerta, saiba como agir e onde buscar informações confiáveis. Informação e resposta rápida salvam vidas.”
A ferramenta Defesa Civil Alerta tem como principal objetivo enviar notificações a moradores de áreas de risco, contribuindo para a segurança da população.