
Os deputados da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovaram, na terça-feira (19), um importante Projeto de Lei que estabelece um reajuste salarial de 10% para mais de 18 mil servidores estaduais. Esta medida, proposta pelo governo do estado, beneficiará aproximadamente 7 mil servidores ativos e 11.300 inativos, abrangendo profissionais das áreas de administração geral, saúde, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), engenharia e arquitetura, além dos trabalhadores celetistas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), vinculados à Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Além do reajuste salarial, a sessão também resultou na aprovação de um Projeto de Lei Complementar destinado a corrigir distorções no quadro de oficiais e praças da Polícia Militar. Com essa nova legislação, o tempo mínimo de serviço necessário para a promoção de soldado a cabo será reduzido de dez para nove anos.
Outro avanço significativo foi a ampliação do número de vagas para os postos de 1º e 2º tenentes na Polícia Militar. A corporação enfrenta atualmente um excedente de 81 oficiais no quadro de administração, o que tem dificultado a ascensão de subtenentes e represado as promoções.
Além disso, a Alese também aprovou um projeto que visa aumentar o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, passando de 1.194 para 1.318 militares. Essa ampliação criará novas vagas, especialmente para oficiais e subtenentes, permitindo que aqueles que já atendem aos requisitos para promoção possam avançar na carreira, superando a falta de vagas legais que atualmente limita suas ascensões na hierarquia.