João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Deputados sergipanos aprovam aumento de 10% nos salários de mais de 18 mil servidores estaduais
19 de agosto de 2025 / 15:54
Foto: Divulgação

Os deputados da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovaram, na terça-feira (19), um importante Projeto de Lei que estabelece um reajuste salarial de 10% para mais de 18 mil servidores estaduais. Esta medida, proposta pelo governo do estado, beneficiará aproximadamente 7 mil servidores ativos e 11.300 inativos, abrangendo profissionais das áreas de administração geral, saúde, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), engenharia e arquitetura, além dos trabalhadores celetistas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), vinculados à Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Além do reajuste salarial, a sessão também resultou na aprovação de um Projeto de Lei Complementar destinado a corrigir distorções no quadro de oficiais e praças da Polícia Militar. Com essa nova legislação, o tempo mínimo de serviço necessário para a promoção de soldado a cabo será reduzido de dez para nove anos.

Outro avanço significativo foi a ampliação do número de vagas para os postos de 1º e 2º tenentes na Polícia Militar. A corporação enfrenta atualmente um excedente de 81 oficiais no quadro de administração, o que tem dificultado a ascensão de subtenentes e represado as promoções.

Além disso, a Alese também aprovou um projeto que visa aumentar o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, passando de 1.194 para 1.318 militares. Essa ampliação criará novas vagas, especialmente para oficiais e subtenentes, permitindo que aqueles que já atendem aos requisitos para promoção possam avançar na carreira, superando a falta de vagas legais que atualmente limita suas ascensões na hierarquia.