João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 27.02 nuvens dispersas Natal 25.12 névoa Maceió 27.69 nublado Salvador 26.98 nublado Fortaleza 28.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 35.84 nublado Aracaju 25.97 nuvens dispersas
Desfile de automóveis de colecionadores homenageia visita do papa João Paulo II a Fortaleza
12 de julho de 2025 / 18:59
Foto: Divulgação

A cidade de Fortaleza está celebrando os 45 anos da histórica visita do papa João Paulo II, que ocorreu em 9 de julho de 1980. Para relembrar esse momento marcante, um desfile de automóveis antigos foi realizado, reconstituindo o cortejo do pontífice. O evento, denominado “Especial Os Papamóveis”, aconteceu neste sábado, 12 de julho, e foi organizado pelo Museu do Automóvel do Ceará.

O desfile reuniu veículos de colecionadores, dispostos na mesma formação que acompanhou o papa durante sua passagem pelas ruas de Fortaleza. Entre os automóveis, estavam batedores em motocicletas grandes, carros, ônibus e um luxuoso landau.

A programação do evento foi gratuita e aberta ao público, começando às 16 horas, no Museu do Automóvel do Ceará, localizado na Avenida Chanceler Edson Queiroz, 97 – Guararapes.

No desfile, três figurantes representaram papas da Igreja Católica. Um deles, que interpretou o papa João Paulo II, utilizou um Fiat Campagnola dos anos 80, o mesmo modelo que foi usado pelo pontífice durante um atentado na Praça São Pedro, em 1981. Outro figurante representou o papa Francisco, desfilando em um Fiat Idea, veículo que ele usou durante sua visita ao Brasil em 2013, na Jornada Mundial da Juventude. Além disso, um Fiat 525, considerado raro, simbolizou um dos primeiros papamóveis adotados pela Igreja, levando o figurante do papa Pio XI.

O público presente também teve a oportunidade de apreciar miniaturas de veículos expostas pelos parceiros do grupo Ceará Colecionadores.

A visita do papa João Paulo II a Fortaleza

Em 1980, o papa João Paulo II veio a Fortaleza a convite do então arcebispo Dom Aloísio Lorscheider, para participar do 10º Congresso Eucarístico Nacional. O evento atraiu cerca de 120 mil católicos ao atual Arena Castelão. Ao desembarcar na capital cearense, o papa fez um gesto simbólico ao beijar o chão, expressando humildade e amor pelo local.

Uma multidão se aglomerou nas ruas para vê-lo passar até o estádio, com movimentação intensa já na madrugada anterior. Infelizmente, o evento também foi marcado por tragédias, com quase 100 feridos e três mulheres mortas em um tumulto durante a abertura dos portões.

Antes de sua homilia, o papa recebeu uma homenagem do cantor Luiz Gonzaga, que apresentou uma música em agradecimento à sua presença. Durante sua fala, João Paulo II abordou a importância da felicidade plena em Deus e fez uma oração pelo fim das desigualdades sociais no Brasil, clamando pela prosperidade de todos os cristãos.

“Que esta Nação possa prosperar sempre espiritual, moral e materialmente, animada com aquele espírito fraterno que Cristo veio trazer ao mundo. Desapareçam ou se reduzam gradativamente ao mínimo, no seu interior, as diferenças entre regiões dotadas de particular bem-estar material e regiões menos afortunadas. Desapareçam a pobreza, a miséria moral e espiritual, a marginalização, e que todos os cidadãos se reconheçam e se abracem como autênticos irmãos em Cristo”, disse o papa João Paulo II em Fortaleza.

Nove anos após sua morte, ele foi canonizado, tornando-se “São João Paulo II” em 27 de abril de 2014, após o milagre da cura de uma lesão cerebral grave em Floribeth Mora, da Costa Rica.