
O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) divulgou um alerta importante sobre a situação das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) no estado. Um levantamento recente revelou que 25,7% dos motoristas registrados estão com a CNH vencida há mais de 30 dias, o que representa um total de 269.343 condutores com documentos inválidos.
Dentre esses motoristas, 189.636 são do sexo masculino, o que corresponde a 26,3% do total de homens habilitados, enquanto 79.707 são mulheres, representando 24,6% do total de motoristas femininas. O estado conta com 1.046.024 condutores registrados no banco de dados do Detran.
Dirigir com a CNH vencida por mais de 30 dias é considerado uma infração gravíssima, resultando em uma multa de R$ 293,47, além da adição de 7 pontos na CNH. O veículo pode ser retido pela autoridade de trânsito, e a CNH será recolhida até que um condutor habilitado seja apresentado.
Hamurab Figueiredo, subcoordenador de Educação para o Trânsito do Detran, enfatizou a importância de os motoristas estarem atentos à validade de suas CNHs. Ele destacou que muitos condutores não percebem que seus documentos venceram, o que pode resultar em surpresas desagradáveis durante as blitzes de fiscalização. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), apenas motoristas com CNH válida estão autorizados a dirigir legalmente.
Validade da CNH
Atualmente, a validade da CNH varia conforme a idade do motorista:
- 10 anos para motoristas com menos de 50 anos;
- 5 anos para condutores entre 50 e 69 anos;
- 3 anos para motoristas com mais de 70 anos.
- Após a realização dos exames, o motorista poderá emitir os boletos para o pagamento das taxas e agendar a data e hora para finalizar a renovação. Para aqueles que possuem CNH com atividade remunerada, será exigido, além do exame oftalmológico, um exame de aptidão psicológica.