
No próximo sábado, dia 18, todos os municípios do Rio Grande do Norte estarão mobilizados para a Campanha Nacional de Multivacinação, conforme anunciado pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). Esta ação, coordenada pelo Ministério da Saúde, é direcionada a crianças e adolescentes com idade de até 14 anos.
A Sesap já enviou uma nota técnica a todos os municípios do estado, contendo as orientações necessárias para a implementação da campanha. A secretaria destacou que cada gestão municipal deve desenvolver suas próprias estratégias, levando em consideração o perfil populacional e as áreas de risco. A prioridade será dada a locais com baixa adesão à vacinação e espaços estratégicos, com base na metodologia de microplanejamento.
A campanha de multivacinação se estenderá até o dia 31 de outubro.
Vacinação contra HPV ampliada
Neste ano, a vacinação contra o HPV será ampliada, abrangendo jovens de 15 a 19 anos. Durante a campanha, estarão disponíveis todas as vacinas que constam no Calendário Nacional de Vacinação 2025, incluindo imunizantes contra poliomielite e covid-19.
As prioridades da campanha incluem:
- Resgatar crianças e adolescentes que não foram vacinados contra HPV;
- Vacinação contra febre amarela;
- Imunização contra sarampo.
Cada criança ou adolescente será avaliado de forma individual e receberá as vacinas necessárias, conforme sua situação vacinal. É importante que os responsáveis levem um documento de identificação e a caderneta de vacinação ao local de imunização.