João Pessoa 28.13 nublado Recife 27.02 nublado Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 26.69 algumas nuvens Salvador 22.98 nublado Fortaleza 29.07 nublado São Luís 28.11 nuvens dispersas Teresina 35.84 algumas nuvens Aracaju 27.97 algumas nuvens
Dia das crianças no Brasil: descubra por que a data é comemorada em 12 de outubro
11 de outubro de 2025 / 20:06
Foto: Divulgação

O Dia das Crianças, celebrado no Brasil em 12 de outubro, tem como objetivo principal celebrar a infância e ressaltar a importância dos direitos infantis. A escolha dessa data específica no calendário nacional está ligada a uma combinação de fatores políticos, a tentativa de unificação das comemorações nas Américas e uma campanha publicitária.

A origem oficial da data remonta a 1924, quando o então presidente Arthur Bernardes sancionou um decreto que instituiu o “Dia da Festa da Criança”. Essa decisão foi baseada em um projeto de lei aprovado no Congresso, que teve como inspiração o 3º Congresso Sul-Americano da Criança, realizado no Rio de Janeiro em 1923, onde foram discutidos temas relevantes como educação, alimentação e desenvolvimento infantil.

Na década de 1920, o contexto era muito diferente do atual. Muitas crianças, especialmente as de famílias mais pobres, não tinham seus direitos garantidos, eram forçadas a trabalhar e não tinham acesso à educação.

Por que 12 de outubro?

Durante o congresso de 1923, surgiu a ideia de que a data comemorativa coincidiria com o dia do Descobrimento da América, também em 12 de outubro. O intuito era associar simbolicamente a nova geração, representada pelas crianças, à chegada de Cristóvão Colombo ao continente americano, incentivando os países da América a adotarem a mesma data. Contudo, essa tentativa de unificação não foi bem-sucedida, e cada nação acabou escolhendo uma data própria para a celebração. Por exemplo, o Paraguai comemora o Dia das Crianças em 16 de agosto, em memória de um batalhão de crianças que morreram na Guerra do Paraguai. Assim, o Brasil se tornou o único país do mundo a celebrar o Dia das Crianças em 12 de outubro, conforme informações do Senado.

Mudanças de data e a força do comércio

A data não se consolidou imediatamente. Antes do decreto de 1924, a comemoração ocorria informalmente em 2 de outubro, data em que a Igreja Católica celebra os Anjos da Guarda. Em 1940, o presidente Getúlio Vargas alterou a data oficial para 25 de março, mas essa mudança não foi bem recebida pela população.

Foi somente na década de 1960 que o 12 de outubro ganhou força novamente, impulsionado por uma campanha de marketing. Uma fabricante de brinquedos se uniu a uma empresa de cosméticos para criar a “Semana do Bebê Robusto”, que se tornou um grande sucesso e popularizou a data. Além disso, a coincidência de 12 de outubro ser também o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, que se tornou feriado nacional em 1980, contribuiu para fortalecer a data comercialmente.