João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Dia do cinema brasileiro: descubra clássicos filmados na Paraíba
19 de junho de 2025 / 13:14
Foto: Divulgação

O Dia do Cinema Brasileiro é comemorado nesta quinta-feira (19), celebrando as produções audiovisuais do país e as primeiras gravações realizadas em território nacional. Em homenagem a essa data, destacamos alguns filmes que foram filmados na Paraíba, um estado que se tornou um importante cenário para o cinema nacional.

Clássicos do Cinema Nacional na Paraíba

  • O Auto da Compadecida: Este clássico do cinema brasileiro, inspirado na obra do paraibano Ariano Suassuna, foi filmado na cidade de Cabaceiras, localizada no Cariri paraibano. Desde então, Cabaceiras se tornou conhecida como a “Roliúde Nordestina”, atraindo diversas produções audiovisuais. O filme narra as aventuras de Chicó e João Grilo e, em 2024, terá uma continuação, também dirigida por Guel Arraes, mantendo a maior parte do elenco original.
  • Por Trás do Céu: Lançado em 2017 e dirigido por Caio Sóh, este filme apresenta Nathalia Dill no papel de Aparecida, uma sertaneja que enfrenta uma grande tragédia ao lado de seu marido. As filmagens ocorreram em cidades como Cabaceiras e na capital paraibana, João Pessoa.
  • A Noite Amarela: Este longa-metragem paraibano, lançado em 2019 e dirigido por Ramon Porto Mota, conta a história de um grupo de sete adolescentes que viajam para uma pequena ilha na costa do Nordeste brasileiro para celebrar a conclusão do ensino médio. A festa toma um rumo inesperado após um evento estranho que afeta o grupo.
  • Boi Neon: Com filmagens em Campina Grande e Picuí, o filme Boi Neon, dirigido por Gabriel Mascaro, narra a trajetória de Iremar, um vaqueiro que sonha em se tornar estilista enquanto viaja pelo Nordeste. Este longa é resultado de uma co-produção entre Brasil, Uruguai e Holanda.

Esses filmes não apenas destacam a beleza e a cultura da Paraíba, mas também reafirmam a importância do estado como um polo de produções cinematográficas no Brasil.