João Pessoa 26.13 nublado Recife 30.02 nuvens dispersas Natal 28.12 algumas nuvens Maceió 29.69 nublado Salvador 28.98 algumas nuvens Fortaleza 28.07 nuvens dispersas São Luís 28.28 nublado Teresina 26.84 nublado Aracaju 28.97 nuvens dispersas
Dia do Cuscuz: astro do Nordeste é exemplo de sabor e energia
19 de março de 2025 / 12:16
Foto: Divulgação

O Dia 19 de março é conhecido em todo o Brasil como o Dia de Sâo José. E, para além disso, também é o Dia Mundial do Cuscuz. Este astro do Nordeste representa muito do nosso povo. Prato típico Patrimônio Imaterial da Humanidade, ele é, ao mesmo tempo, exemplo de nutrição e sabor. Ele é a cara da região e fonte de alimentação de milhares de famílias diariamente.

Fonte de carboidrato, o cuscuz é um alimento energético e que possui nutrientes importantes como cálcio, ferro, vitaminas B6, magnésio e fibras. De acordo com a nutricionista Danielle Cardoso, o valor nutricional deste alimento de baixo custo e fala das inúmeras combinações para este prato. Isto tudo aliado ao preço acessível, transforma o cuscuz em um verdadeiro coringa, podendo estar no café da manhã, almoço, lanches e no jantar.

“Contudo, ele tem um índice glicêmico que é considerado médio. Esse índice é a resposta da glicose em relação a essa liberação na corrente sanguínea. Algumas pessoas devem ter um cuidado com esse tipo de nutriente, como é o caso do diabético. A indicação é consumir em pequenas porções e agregar um pouco de fibra como aveia e chia”, explicou a nutricionista.

Cuscuz é pura energia

Danielle Cardoso destaca que ele é um alimento altamente energético, saboroso, que combina com várias preparações, inclusive, culturalmente faz parte do consumo alimentar do nosso Estado. “O cuscuz encaixa muito bem em refeições que precisamos de mais energia: de manhã no café da manhã, como opção de pré-treino para algumas pessoas e até no jantar. Até em dietas de emagrecimento dá para incluir”, indica.

Além disso, a nutricionista orienta que é ótimo associar o cuscuz a uma fonte protéica como ovos, queijos, carne e peixe. Recomenda também que ele deve participar da alimentação das crianças para que ela prossiga essa cultura de tradição alimentar.