
A partir de hoje, 10 de junho, pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 1 e tipo 2 em Teresina poderão obter canetas reutilizáveis de insulina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Essa iniciativa, conforme anunciado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), visa substituir os dispositivos descartáveis, oferecendo um modelo que possui uma durabilidade de três anos.
De acordo com a FMS, o Ministério da Saúde (MS) já disponibilizou 50% do total necessário para atender a capital. Estima-se que aproximadamente 9 mil dos 41 mil pacientes cadastrados no sistema e-SUS que necessitam de insulina serão beneficiados com esses novos dispositivos.
Para adquirir as canetas reutilizáveis, os pacientes devem se dirigir à UBS de seu bairro e verificar a disponibilidade do modelo. Se o material estiver disponível, o paciente passará por uma avaliação da equipe de saúde da família, assinará um termo de recebimento, receberá orientações sobre o uso e levará o dispositivo para casa.
Facilidade de Uso
Rafael Fontenele, gerente farmacêutico da Atenção Básica da FMS, destacou que as canetas são de fácil manuseio. “O paciente ficará com o dispositivo por três anos e apenas precisará trocar os refis de insulina NPH e regular conforme sua necessidade”, explicou.
Além disso, as equipes das UBSs estão preparadas para esclarecer dúvidas sobre o uso das canetas. Para facilitar a compreensão sobre a aplicação, foram disponibilizados vídeos explicativos e bulas ilustradas com um passo a passo.
Recentemente, a Anvisa também aprovou um novo medicamento, Mounjaro, como tratamento para obesidade, que pode ser uma opção adicional para pacientes com diabetes tipo 2.