
A distribuição de 64.780 quilos de sementes de milho, feijão e sorgo teve início neste sábado (25) em Mossoró, abrangendo também 11 municípios da região. Esta ação é parte do Programa Banco de Sementes, uma iniciativa do Governo do Estado que visa apoiar a agricultura local.
Os insumos serão entregues através dos escritórios regionais do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), que gerencia um banco de dados com informações dos agricultores participantes. A Emater ficará responsável por divulgar o calendário de recebimento das sementes.
As sementes são destinadas ao plantio imediato e beneficiarão aproximadamente 6.500 agricultores da região que estão cadastrados no programa.
Programa Banco de Sementes
Anualmente, o Programa Banco de Sementes realiza a distribuição de sementes de feijão, milho e sorgo para agricultores familiares em 163 municípios do Rio Grande do Norte. Para 2025, a expectativa é atender cerca de 64 mil agricultores, com um investimento estimado em R$ 15 milhões.
A entrega das sementes será feita pelos escritórios regionais da Emater, que utilizam um sistema de cadastro para gerenciar os participantes. O foco é proporcionar insumos para o plantio imediato, visando o fortalecimento da produção agrícola entre os agricultores familiares.