João Pessoa 27.13 céu limpo Recife 28.02 algumas nuvens Natal 28.12 algumas nuvens Maceió 25.69 céu limpo Salvador 26.98 céu limpo Fortaleza 28.07 nuvens dispersas São Luís 27.11 nublado Teresina 23.84 chuva leve Aracaju 27.97 céu limpo
Documentário, cultura popular e shows na programação do Natal na Usina desta quinta e sexta-feira
18 de dezembro de 2024 / 09:30
Foto: Divulgação

A terceira semana do Natal na Usina 2024 traz uma programação que celebra a diversidade da cultura paraibana, unindo música, pré-estreia de documentário e a Mostra de Cultura Popular. Nesta quinta (19) e sexta (20), vão passar pelos palcos da Usina Energisa coco de roda, reggae, rock e ainda um documentário sobre tradições da comunidade Caiana dos Crioulos. Todas as atividades são gratuitas.

O Natal na Usina – 11ª Edição é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, em parceria com a Evoé, apoio do Instituto Energisa, patrocínio do Banco do Nordeste, patrocínio master na Energisa e realização do Governo Federal – União e Reconstrução.

Na quinta-feira, 19, o evento abre espaço para valorizar a força do coco de roda e da cultura popular. A Mostra de Documentários traz a pré-estreia do curta-metragem ‘Incelenças – Cantos de Caiana’, às 19h, na Sala Vladimir Carvalho. Produzido pela Tuia Filmes, o filme resgata a tradição oral dos cânticos fúnebres da comunidade quilombola de Caiana dos Crioulos.

As ‘Incelenças’ atravessaram gerações, mas com o passar do tempo, corriam o risco de se perder. A obra celebra a memória e a resistência cultural de um povo, trazendo à tona a força de uma prática ancestral marcada pelo luto, fé e união.

Fechando a programação de quinta, o Coco de Roda Desencosta da Parede, de Caiana dos Crioulos, se apresenta no palco Bonde, às 20h, dentro da Mostra de Cultura Popular.

Nesta sexta, às 20h, a Tenda da Música vai receber um “fit” que vai unir o reggae e o rock. A banda Pedecoco convida a cantora Val Donato, para um encontro musical com muita energia e boas vibrações. A banda, que mistura reggae com ritmos regionais, apresenta um repertório autoral que marca sua história, além de homenagear grandes artistas paraibanos.