João Pessoa 23.13 nublado Recife 25.02 nublado Natal 25.12 nuvens dispersas Maceió 25.69 nublado Salvador 24.98 nublado Fortaleza 26.07 céu limpo São Luís 28.11 céu limpo Teresina 35.84 algumas nuvens Aracaju 24.97 algumas nuvens
Duas cidades do Piauí se destacam pela rapidez na abertura de empresas com média de 6 minutos
29 de julho de 2025 / 12:41
Foto: Divulgação

Duas cidades do Piauí se destacam entre as mais rápidas do Brasil para a abertura de empresas, com um tempo médio de apenas 6 minutos, ou 0,1 hora. Brejo do Piauí e Ilha Grande estão entre as 20 localidades mais ágeis do país, conforme dados divulgados pelo Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI) durante um evento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizado em São Paulo.

O estado do Piauí se destaca como o mais eficiente para quem deseja iniciar um negócio, apresentando uma média geral de 5 horas e 37 minutos entre o pedido de registro e a resposta sobre a viabilidade do empreendimento.

Além de Brejo do Piauí e Ilha Grande, outras cidades que também se sobressaem nesse ranking são:

  • São João da Varjota
  • Fartura do Piauí
  • São Miguel da Baixa Grande
  • Currais
  • Jurema

Todas essas localidades têm menos de 10 mil habitantes.

Atualmente, o Piauí conta com mais de 315 mil empresas ativas, principalmente nos setores de comércio e serviços, segundo informações da Junta Comercial do Piauí. A capital, Teresina, concentra cerca de 45,6% desse total, com 144.129 registros, enquanto cidades como Parnaíba, Oeiras e Picos somam mais de 171 mil empresas no interior do estado. Dentre as empresas registradas, 138.303, ou mais de 85%, são de microempreendedores individuais (MEIs) ou microempresas (MEs).

Os setores que mais impulsionam o crescimento do empreendedorismo no Piauí são o comércio, transporte e alimentação.

Para aqueles que desejam abrir uma empresa, o processo pode ser realizado de forma totalmente digital pelo site ou aplicativo do Gov.br, na seção “Empresas & Negócios”. Os interessados devem realizar as etapas de consulta de viabilidade, inscrição de CNPJ e obtenção de licença, fornecendo informações como RG, contato, endereço residencial e dados sobre o negócio. É importante ressaltar que apenas contas de nível Prata ou Ouro conseguem completar esse processo.

Para se tornar um MEI, o interessado deve se cadastrar na conta Gov, acessar o Portal do Empreendedor e informar seus dados pessoais, além de escolher a atividade econômica que pretende exercer, verificando se ela é permitida para Micro Empreendedor Individual. Após a inscrição, será gerado o CNPJ e o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual. O MEI deve realizar uma contribuição mensal, que inclui tributos fixos de INSS e impostos, sendo a formalização gratuita.