
O Ministério da Educação (MEC) concedeu autorização para a criação de três novos cursos de pós-graduação em instituições públicas do Piauí, incluindo dois programas de mestrado e um de doutorado. A portaria que oficializa essa decisão foi publicada na quarta-feira, dia 5, no Diário Oficial da União (DOU).
Esses cursos integrarão a grade de pós-graduação strictu sensu da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Instituto Federal do Piauí (IFPI).
Na UFPI, foram autorizados:
- Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza
- Doutorado em Geografia
No IFPI, o novo programa é:
- Mestrado Interdisciplinar em Propriedade Intelectual
Em entrevista, a Pró-reitoria de Pós-graduação da UFPI destacou que aguarda a homologação da decisão pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), o que deve ocorrer ainda em março.
Por sua vez, a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFPI anunciou que o edital para a seleção de alunos do mestrado em Propriedade Intelectual será publicado nas próximas semanas. O curso contará com duas linhas de pesquisa:
- Propriedade Intelectual e suas Relações com Ciências, Tecnologia, Indústria e Sociedade
- Práticas para Ativos de Propriedade Intelectual no Desenvolvimento Tecnológico
Essa iniciativa representa um avanço significativo na oferta de formação acadêmica no estado, contribuindo para o desenvolvimento educacional e profissional da região.