João Pessoa 26.13 céu limpo Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 27.12 nuvens dispersas Maceió 24.69 nuvens dispersas Salvador 25.98 céu limpo Fortaleza 27.07 nublado São Luís 25.11 céu limpo Teresina 23.84 nublado Aracaju 26.97 nuvens dispersas
Em noite de Lucas Lima, Sport vence Santos e conquista acesso à Série A
24 de novembro de 2024 / 20:51
Foto: Jailton Jr./JC Imagem

Após três temporadas longe da elite, o Sport retornou à Série A do Campeonato Brasileiro. Com dois gols de Lucas Lima, o Leão venceu por 2×1 o Santos, neste domingo (24), na Ilha do Retiro, na última rodada da Segunda Divisão. Para conseguir o acesso, precisava de um tropeço entre os três concorrentes.

Porém, apenas o Mirassol conseguiu a vitória. O Novorizontino perdeu por 1×0 para o Goiás, na Serrinha, enquanto o Ceará não conseguiu sair do 0x0 com o Guarani, no Brinco de Ouro.

Assim, o G-4 da Série B foi definido com Santos (1º), o Mirassol (2º), Sport (3º) e Ceará (4º) com 68, 67, 66 e 64 pontos, respectivamente. O Novorizontino também acabou a competição com 64 pontos na 5ª colocação, mas perdeu no número de vitórias para o Vozão (19×18) e ficou de fora da Série A de 2025.

O Sport mostrou muita ansiedade no início da decisão contra o Santos. Assim que a bola rolou, o primeiro passe já saiu errado. Em seguida, mesmo no controle, o time rubro-negro errou bastante no último terço do campo. Forçou bastante a bola na área, mas não contou com a presença de área de Gustavo Coutinho, que foi preterido em disputa com Lenny Lobato.

Com dificuldade para superar a marcação santista, o Leão começou a arriscar os chutes de fora da área. Lucas Lima tentou duas vezes e Dalbert também arriscou. Na única bola que conseguiu chegar, Lenny Lobato levou perigo de cabeça.

Do outro lado, o Santos só conseguiu chegar uma vez. E em um “cochilo” de Dalbert. O lateral afastou mal a bola, Miguelito aproveitou e tocou para Wendel Silva, que livre na grande área, bateu mal na bola.

Quando a partida parecia chegar no intervalo em um empate por 0x0, brilhou a eficácia do volante Fabrício Domínguez e o vacilo da marcação do Peixe. O jogador do Sport invandiu a grande área e foi derrubado pelo meio-campista Sandry.

Pênalti, que aos 49 minutos, Lucas Lima chamou a responsabilidade, bateu e converteu. Detalhe: cobrança no meio, rasteira e precisa. O goleiro Gabriel Brazão caiu para o lado direito.