João Pessoa 31.13 algumas nuvens Recife 31.02 algumas nuvens Natal 32.12 nuvens dispersas Maceió 32.69 algumas nuvens Salvador 29.98 algumas nuvens Fortaleza 31.07 algumas nuvens São Luís 29.11 chuva leve Teresina 32.84 nublado Aracaju 30.97 algumas nuvens
Embratur e Sebrae lançam projeto de agência de viagem online para Fernando de Noronha
6 de abril de 2025 / 15:23
Foto: Divulgação

Um novo projeto de plataforma digital voltada para a venda de serviços turísticos em Fernando de Noronha foi apresentado na última quinta-feira (3) aos empresários locais. Em fase de desenvolvimento, a plataforma é uma OTA (Online Travel Agency), ou seja, uma agência de viagens online, que visa facilitar o acesso de turistas internacionais aos serviços da ilha.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O principal objetivo da plataforma é atender ao crescente interesse de turistas estrangeiros, especialmente após o retorno dos voos de grande porte à ilha, que ocorreu em 19 de março.

A expectativa é que a nova agência online seja oficialmente lançada até agosto, reunindo em um único local uma variedade de serviços, como hospedagens, locação de veículos e passeios.

Gratuidade e Gestão Local

De acordo com Aline Cavalcanti, analista do Sebrae, a plataforma será disponibilizada gratuitamente aos empresários de Noronha durante um ano. “O Sebrae e a Embratur vão implantar esse produto, mas a gestão ficará a cargo dos empresários locais. Nossa proposta é formar um grupo liderado pelo Convention Bureau, chamado Visite Noronha, para gerenciar o processo”, afirmou Aline.

Menos Comissões e Maior Visibilidade

A nova plataforma também promete oferecer uma experiência de compra mais segura e acessível para os visitantes, em comparação com as ferramentas atualmente disponíveis no mercado, que costumam ter comissões elevadas. Diogo Beltrão, diretor de marketing da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), destacou que a OTA será um avanço significativo. “Com essa plataforma, será possível consolidar todos os produtos da ilha de forma prática, reduzindo a competitividade e, consequentemente, os custos de comissionamento”, explicou.

Ailton Flor, presidente da Associação de Donos de Pousadas, expressou otimismo em relação ao novo serviço, afirmando que ele será uma ferramenta importante para promover o destino. “Precisamos atrair mais turistas internacionais, pois a procura por visitantes do exterior ainda é pequena em Noronha”, disse.

Débora Linhares, diretora-executiva do Visite Noronha, revelou que o trabalho de implantação da plataforma já começou. “Acreditamos que muitas empresas estarão interessadas em participar. A princípio, os associados do Visite Noronha terão prioridade, mas a Embratur e o Sebrae desejam ampliar a adesão, e vamos avaliar como atender essa demanda”, concluiu Débora.