João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Enem 2025 registra presença de 73% nos dois domingos e traz inovações para avaliação
17 de novembro de 2025 / 14:31
Foto: Divulgação

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou nesta segunda-feira que cerca de 70% dos inscritos realizaram os dois domingos de provas do Enem 2025 (nos dias 9 e 16 de novembro).

Abstenção estável

No primeiro dia de provas, a abstenção ficou em 27%, valor praticamente igual ao registrado em 2024 (26,6%). Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o exame transcorreu sem grandes intercorrências, apesar de casos pontuais, como falta de energia e eliminação de candidatos por infrações.

Inovações no exame

  • Pela primeira vez, o Enem adotou a metodologia testlet, que agrupa questões distintas em torno de um mesmo texto para avaliar melhor competências de leitura e raciocínio.
  • Ao mesmo tempo, todas as salas de prova (cerca de 165 mil em 1.805 cidades) tiveram detector de metais. Desse modo, reforçaram a segurança e prevenir fraudes, segundo o Inep e o MEC.
  • Cerca de 1,7 mil candidatos foram eliminados por comportamento inadequado, abaixo da média histórica, de acordo com o ministério.

Reaplicações

Devido a imprevistos, candidatos prejudicados podem solicitar a reaplicação das provas. A solicitação deve ocorrer entre 17 e 21 de novembro, na Página do Participante do Enem.
Por exemplo, no Rio de Janeiro, provas de inscritos no Ciep 173 – Zona Norte foram adiadas para 17 de dezembro por causa de tiroteio.

Futuro: Enem como avaliação de ensino médio

Durante a coletiva, Camilo Santana anunciou que, a partir de 2026, o Enem também será ferramenta de avaliação da qualidade do ensino médio, substituindo parcialmente o SAEB.

Segundo o presidente do Inep, Manuel Palácios, isso poderá aumentar a motivação de estudantes, já que mais deles se dedicam ao Enem do que às provas saebianas.

Outra mudança prevista: estudos para aplicar o Enem digital em português em capitais do Mercosul (Buenos Aires, Assunção e Montevidéu), tanto para brasileiros quanto para candidatos estrangeiros.

Próximos passos e expectativas

  • gabarito oficial do segundo dia sairá na quinta-feira (20).
  • Os resultados finais do exame terão divulgação em janeiro de 2026, segundo o Inep.
  • A proposta de usar o Enem como avaliação do ensino médio deverá ter apresentação ao longo do ano de 2026. E vai ocorrer antes mesmo da inscrição para a próxima edição.