João Pessoa 29.13 algumas nuvens Recife 29.02 nublado Natal 29.12 algumas nuvens Maceió 27.69 céu limpo Salvador 27.98 céu limpo Fortaleza 28.07 nuvens dispersas São Luís 28.11 nublado Teresina 22.84 trovoada com chuva forte Aracaju 28.97 céu limpo
Enem: 5 estados do Nordeste registram nota mil na Redação
14 de janeiro de 2025 / 10:42
Foto: Divulgação

A edição 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou um total de 12 estudantes que alcançaram a nota máxima de mil na redação. Destes, a maioria é de estados do Nordeste, conforme divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (13). Os estados nordestinos com estudantes que obtiveram a nota máxima foram Alagoas, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Desempenho e Destaques do Enem

Ao mesmo tempo, em comparação com a edição anterior, o número de notas mil na redação caiu significativamente, de 60 para 12. Deste montante, apenas um dos estudantes é de escola pública, em Minas Gerais. Apesar dessa queda, a média geral das notas da redação subiu de 645 para 660 pontos.

O tema proposto para a redação de 2024 foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Esta abordagem exigiu dos participantes uma reflexão crítica sobre questões culturais e históricas.

A redação no Enem, que compõe 20% da nota total, é avaliada com base em cinco competências fundamentais. O exame contou com a participação de mais de 4,32 milhões de inscritos, sendo que 73,5% dos candidatos compareceram aos dois dias de prova. O Enem continua sendo a principal porta de entrada para o ensino superior no país.

AspectoEnem 2023Enem 2024
Número de notas mil na redação6012
Estudantes de escola pública com nota mil41
Média geral das notas da redação645660
Tema da redaçãoDesafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”Desafios para a valorização da herança africana no Brasil
Participantes inscritos4 milhões4,32 milhões
Participação nos dois dias de prova67,5%73,5%

Prêmio vai reconhecer ações na educação básica

Durante a apresentação dos resultados, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou o lançamento de um prêmio para reconhecer os resultados da educação básica no Brasil, incluindo os desempenhos no Enem. O prêmio será uma forma de valorizar e dar maior transparência aos esforços educacionais de municípios, estados e redes de ensino em todo o país.

“Vamos anunciar à imprensa e à população brasileira as categorias de reconhecimento dos esforços de melhoria da qualidade da educação básica no nosso país por município, por estado, por rede, por escola. É uma forma de reconhecer, de dar transparência ainda maior aos resultados. Além disso, visa valorizar os esforços das redes de educação em todo o Brasil”, afirmou o ministro.

Por fim, com esses resultados, o Enem 2024 reafirma a importância do exame não apenas como um critério de acesso ao ensino superior, mas também como um indicador das políticas e avanços na educação básica brasileira.